ANÁLISE MULTIVARIADA APLICADA AO ESTUDO DAS PREFERÊNCIAS DE ALUNOS POR ATIVIDADES MUSICALIZADORAS
um estudo de caso a partir de uma escola de música no município de Teófilo Otoni-MG
Palavras-chave:
Análise multivariada, Atividades musicalizadoras, Instituições, ValorizaçãoResumo
As manifestações musicais não estão dissociadas da evolução humana, na verdade elas têm total ligação no desenvolvimento humano; e inclusive há relatos de que o homem moderno só atingiu sua característica atual com a devida parcela dada pela música. Pensando nisso, e com todo o aparato teórico acerca da musicalização e seus benefícios à sociedade, este artigo objetivou realizar um estudo a respeito da preferência de alunos de uma certa escola de música do município de Teófilo OtoniMG por atividades musicalizadoras, utilizando-se de análises multivariadas provenientes do programa PAST 2.0 para tentar compreender a formação de grupos preferenciais por tais atividades, bem como as motivações ao estudo da música. No geral houve a separação de três grupos de alunos que foram direcionados à música por diversas razões, bem como a atração por atividades como canto coral e prática de conjunto, tidas como atividades preferenciais. Essas informações são úteis às instituições no sentido de promoverem políticas de valorização e inclusão multidisciplinar nos currículos das escolas, sejam elas em quaisquer níveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Política de Acesso Livre / Open Access
A revista Interação segue a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pois parte-se do pressuposto de que disponibilizar gratuitamente a produção científica ao público contribui com a democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento / Archiving
Esta revista utiliza o sistema OJS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.