MARKETING DE LUGARES: UM ESTUDO DE CASO NO CIRCUITO TURÍSTICO PICO DA BANDEIRA
Keywords:
Turismo, Marketing, Martketing de Lugares, Circuito TurísticoAbstract
A atividade turística, quando bem explorada por uma localidade, pode tornar-se um potencial valioso para o desenvolvimento econômico, cultural, social e ambiental. Para incentivar o turismo, atrair turistas e investidores, as localidades podem implementar ações de marketing apoiadas por estratégias de marketing locais. Assim, tanto o Governo Federal quanto o Governo do Estado de Minas Gerais têm implementado políticas de turismo que visam à regionalização. Em Minas Gerais, os municípios da mesma região, que possuem afinidades culturais, sociais e econômicas, encontram-se em associações denominadas Circuitos Turísticos. Um dos objetivos dos Circuitos é organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável. Este estudo mostra e analisa as ações de mercado desenvolvidas pelo Circuito Pico da Bandeira, localizado na Zona da Mata de Minas Gerais. O estudo, caracterizado como um estudo de caso, foi utilizado para alcançar os resultados de uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e uma análise de conteúdo. Verifica-se que, no final deste estudo, existe a necessidade de estabelecer um plano de marketing para maximizar os resultados de todos e assim consolidar todo o potencial turístico dos membros do Circuito. O estudo justifica-se por contribuir com a literatura sobre o tema para além de possibilitar uma reflexão sobre as ações desenvolvidas pelo Circuito Pico da Bandeira.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Política de Acesso Livre / Open Access
A revista Interação segue a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pois parte-se do pressuposto de que disponibilizar gratuitamente a produção científica ao público contribui com a democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento / Archiving
Esta revista utiliza o sistema OJS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.