EDUCAÇÃO PSICOMOTORA E ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA, APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
debatendo os Casos Bruno e Dibs
Keywords:
Abordagem Centrada na Pessoa, Educação Psicomotora, Estudo teóricoAbstract
O objetivo deste estudo foi pôr à tona elementos propostos pelos teóricos que desenvolveram o campo da Educação Psicomotora e os teóricos que contribuíram para o firmamento da Abordagem Centrada na Pessoa, identificando suas singularidades e similaridades, comparando-as a partir de dois casos descritos na literatura: o caso Bruno e o caso Dibs. Para atingir os objetivos propostos neste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca dos campos “Educação Psicomotora” e “Abordagem Centrada na Pessoa”. Constatou-se a existência de pontos convergentes e divergentes entre as duas abordagens, tanto em termos de concepções teóricas quanto na prática clínica. Conclui-se que, apesar de ser possível estabelecer relações entre as teorias, não se esgotam neste trabalho as aproximações e os distanciamentos entre os temas analisados e que não é possível estabelecer nenhum julgamento acerca da maior ou menor eficácia de uma delas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Política de Acesso Livre / Open Access
A revista Interação segue a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pois parte-se do pressuposto de que disponibilizar gratuitamente a produção científica ao público contribui com a democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento / Archiving
Esta revista utiliza o sistema OJS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.