DIDÁTICA DA MATEMÁTICA

construindo conhecimento a partir da resolução de problemas

Autores

  • Leandro Alfredo Carlos
  • Gleise Furtado Morais
  • Isildo Martins Aparecido Junior
  • Hugo Rodrigues Vieira

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Marca, Educação

Resumo

O presente trabalho visa apresentar uma breve análise sobre a didática da matemática na construção do conhecimento partindo da resolução de problemas. A escolha deste tema justifica-se graças à necessidade do homem em resolver situações de seu cotidiano utilizando para isso saberes do campo matemático. A pesquisa foi desenvolvida a partir de consultas em bibliografias conceituadas que buscam por respostas a um problema social, que é o uso da matemática rotineiramente para solucionar problemas, o que amplia pontos de vista partindo de estudos de autores selecionados. A análise demonstrou que é necessário utilizar os conhecimentos prévios dos alunos e gerar situações-problemas aos quais eles tentem resolver e possam ver nelas semelhança com o cotidiano, de modo a explorarem a interpretação da linguagem matemática. Também não se pode esquecer, que a avaliação deve ser vista como um processo contínuo, com fim último na formação integral do educando e no exercício pleno de sua cidadania.

Downloads

Publicado

2019-08-22

Edição

Seção

Artigos