DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
construindo conhecimento a partir da resolução de problemas
Palavras-chave:
Resolução de problemas, Marca, EducaçãoResumo
O presente trabalho visa apresentar uma breve análise sobre a didática da matemática na construção do conhecimento partindo da resolução de problemas. A escolha deste tema justifica-se graças à necessidade do homem em resolver situações de seu cotidiano utilizando para isso saberes do campo matemático. A pesquisa foi desenvolvida a partir de consultas em bibliografias conceituadas que buscam por respostas a um problema social, que é o uso da matemática rotineiramente para solucionar problemas, o que amplia pontos de vista partindo de estudos de autores selecionados. A análise demonstrou que é necessário utilizar os conhecimentos prévios dos alunos e gerar situações-problemas aos quais eles tentem resolver e possam ver nelas semelhança com o cotidiano, de modo a explorarem a interpretação da linguagem matemática. Também não se pode esquecer, que a avaliação deve ser vista como um processo contínuo, com fim último na formação integral do educando e no exercício pleno de sua cidadania.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Política de Acesso Livre / Open Access
A revista Interação segue a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pois parte-se do pressuposto de que disponibilizar gratuitamente a produção científica ao público contribui com a democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento / Archiving
Esta revista utiliza o sistema OJS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.