INTERNET QUÂNTICA
o estado da arte
Palavras-chave:
Comunicação Quântica, Estado da arte, Rede Quântica, Revisão Sistemática da LiteraturaResumo
A Internet Quântica representa a próxima etapa evolutiva nas comunicações globais, permitindo a transferência instantânea de dados por meio do fenômeno do entrelaçamento quântico. Devido à sua natureza emergente, este estudo tem como objetivo realizar uma apresentar o estado da arte do tema Internet Quântica. Para alcançar esse objetivo, foi conduzida uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) combinada com a aplicação de leis bibliométricas. A RSL resultou na identificação e análise de 512 estudos relevantes sobre o assunto. Esses dados foram submetidos a técnicas bibliométricas e análise lexical. Os resultados revelaram um crescimento significativo na produção científica relacionada à Internet Quântica nos últimos anos, com um aumento expressivo nos três anos mais recentes, especialmente em países europeus e asiáticos. Além disso, constatou-se que a editora científica Nature é responsável pelo maior número de publicações sobre o tema. Entre as bibliotecas digitais, destaca-se o IEEE Xplore Digital Library como a que possui o maior número de artigos indexados. Em termos de autoria, Laszlo Gyongyosi, pesquisador associado da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste, é o autor mais prolífico sobre o assunto. Notavelmente, a análise revelou uma ausência de publicações em periódicos nacionais e de pesquisadores brasileiros sobre a temática da Internet Quântica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Política de Acesso Livre / Open Access
A revista Interação segue a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pois parte-se do pressuposto de que disponibilizar gratuitamente a produção científica ao público contribui com a democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento / Archiving
Esta revista utiliza o sistema OJS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.