O ESTRESSE OCUPACIONAL E A SÍNDROME DE BURNOUT NA CONJUNTURA DO PROFISSIONAL UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Daniel Mendonça UNIS-MG
  • Vânia Flores Paiva UNIS-MG
  • Mônica Maria Avelar Grandi UNIS-MG
  • Alessandra Aparecida de Paula Souza UNIS-MG

Palavras-chave:

Estresse Ocupacional, Docência, Professor Universitário, Ciências Naturais, Burnout

Resumo

Desempenhar o papel da docência, na conjuntura, requer do profissional da educação um esforço que está além das habilidades e técnicas que os mesmos geralmente têm. O estresse é, sem dúvida, um dos maiores desafios da sociedade contemporânea, estando presente no contexto, tornando-se um dos grandes responsáveis por inúmeras patologias desta profissão, bem como pela sua baixa qualidade de vida gerada. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica, o objetivo do artigo se resumiu em versar sobre o estresse presente entre os professores – no nível universitário de ensino, especificamente na área de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) –, justificando-se, tanto na escassez dos estudos literários sobre o assunto, bem como em sua ocupação no ranking de registros de causadores de afastamento do ambiente laboral. De acordo com o pesquisado, pode-se concluir que o trabalho – que deveria ser fonte de prazer, realização e satisfação, especificamente na ocupação docente –, é fator gerador de tensão, dados os inúmeros os agentes estressores presentes no seu cotidiano e contexto, impulsionando o acometimento ao seu nível de exaustão, passando a configurar-se enquanto síndrome conhecida como Burnout.

Publicado

2019-08-26

Edição

Secção

Artigos