O IMPACTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA GESTÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE)
Palavras-chave:
APAE, Gestor, Formação ContinuadaResumo
Esta pesquisa visa a analisar, por meio de estudos bibliográficos, o impacto da formação continuada em relação à gestão das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais. Tal abordagem se faz necessária pelo fato de que as APAEs se tornaram uma organização social de referência no Brasil e no mundo em relação aos serviços ofertados às pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias, nas áreas de saúde, educação e assistência social. Para que esses serviços possam ser executados conforme preconizam as Federações Nacional e Estadual das APAES, é necessária uma série de condições e qualificações dos gestores, tendo em vista que estes devem realizar termos de colaboração, fomento ou cooperação com os órgãos municipais, estaduais e federais. O problema-chave do trabalho é de que maneira a formação continuada impacta na gestão organizacional. O objetivo deste estudo é relatar o impacto dessa formação na gestão das APAEs. Este intento foi desenvolvido por meio da revisão bibliográfica sistemática de estudos de artigos científicos, periódicos, dissertações, sítios da internet e em documentos de cunho acadêmico-científico. A pesquisa demonstrou que a formação continuada é necessária para que a gestão esteja preparada para as demandas que se apresentarem à instituição, possibilitando ações fundamentadas e preparo para as mudanças que possam vir a ocorrer, sejam elas oriundas do meio político, econômico, social e/ou científico
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Política de Acesso Livre / Open Access
A revista Interação segue a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pois parte-se do pressuposto de que disponibilizar gratuitamente a produção científica ao público contribui com a democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento / Archiving
Esta revista utiliza o sistema OJS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.