METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS COMO FERRAMENTAS DE ADEQUAÇÃO CURRICULAR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM COMUNIDADES RURAIS: uma análise histórico-cultural
Palavras-chave:
Currículo Pedagógico, Educação no Campo, Metodologias AtivasResumo
Com os avanços tecnológicos, foi possível agregar valores destes na educação, surgindo, então, as tecnologias aplicadas à educação. Desse modo, tendências pedagógicas foram aprimoradas, originando as Metodologias ativas. Contudo, ao se analisar a aplicabilidade das Metodologias Ativas em instituições educacionais rurais, é possível observar que tais metodologias não são efetivamente aplicadas a essas instituições, considerando o alto índice de evasão escolar dos discentes, as dificuldades de acesso à educação, embora este acesso seja constitucionalmente garantido, e fatores que são consequências dos déficits do processo de ensino-aprendizagem, como baixo Índice de Desenvolvimento Humano em comunidades rurais devido ao baixo grau de instrução dos cidadãos. O presente trabalho analisa os diversos aspectos da educação no campo, buscando identificar os desafios e possíveis soluções a serem aplicadas.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Política de Acesso Livre / Open Access
A revista Interação segue a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pois parte-se do pressuposto de que disponibilizar gratuitamente a produção científica ao público contribui com a democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento / Archiving
Esta revista utiliza o sistema OJS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.