METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS COMO FERRAMENTAS DE ADEQUAÇÃO CURRICULAR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM COMUNIDADES RURAIS: uma análise histórico-cultural

Autores

  • Elias Márcio Tavares Centro Universitário do Sul de Minas

Palavras-chave:

Currículo Pedagógico, Educação no Campo, Metodologias Ativas

Resumo

Com os avanços tecnológicos, foi possível agregar valores destes na educação, surgindo, então, as tecnologias aplicadas à educação. Desse modo, tendências pedagógicas foram aprimoradas, originando as Metodologias ativas. Contudo, ao se analisar a aplicabilidade das Metodologias Ativas em instituições educacionais rurais, é possível observar que tais metodologias não são efetivamente aplicadas a essas instituições, considerando o alto índice de evasão escolar dos discentes, as dificuldades de acesso à educação, embora este acesso seja constitucionalmente garantido, e fatores que são consequências dos déficits do processo de ensino-aprendizagem, como baixo Índice de Desenvolvimento Humano em comunidades rurais devido ao baixo grau de instrução dos cidadãos. O presente trabalho analisa os diversos aspectos da educação no campo, buscando identificar os desafios e possíveis soluções a serem aplicadas.

Publicado

2021-11-09

Edição

Secção

Artigos