DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO, HABILIDADES, ATITUDES, VALORES E ENTREGA UTILIZADAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA OFERECIDAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Conhecimento, habilidades, atitudes, valores e entrega, Professor presencial, Professor-tutor, Modalidade presencial, Modalidade à distânciaResumo
A Educação a Distância (EaD) revigorou-se nesta última década em função do surgimento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) mediadas por computadores em rede, mais precisamente com a popularização da Internet. Entretanto, é de suma importância para o sucesso do processo ensino aprendizagem a forma ideal no estabelecimento da relação professor-aluno, considerado relevante para o bom aproveitamento escolar. Para entender o papel do professor neste contexto, torna-se imprescindível a definição do papel docente e o estabelecimento das diferenças e/ou complementaridades entre a modalidade de educação a distância e ensino presencial. Por isso, o presente trabalho tem por objetivo verificar se as competências do professor-tutor e do professor presencial são as mesmas ou se diferenciam conforme o ambiente de ensino-aprendizagem escolhido na atuação em um Curso Superior na modalidade EaD e Presencial em uma universidade pública do município do Rio de Janeiro. Para a realização desta pesquisa foi utilizado como técnica de análise os mapas de associação de ideias. Os sujeitos que participaram dessa investigação foram professores presenciais e professores-tutores que atuam, tanto no ensino presencial quanto no ensino a distância. O instrumento de coleta de dados empregado nesta pesquisa foi a entrevista semiestruturada e o método de análise foi qualitativo.