MODELO DE MUDANÇA DE DESIGN INCLUSIVO: ESTRATÉGIAS PARA TER MAIS AUTISTAS NO SETOR DE TI

Autores

  • Daniel Couto Gatti Faculdade do Comércio de SP (FAC SP) - Brasil
  • Giuliana L B Ferreira Faculdade Martha Falcão (FMF) - Brasil
  • Tina Fonseca Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCPR) - Brasil

Palavras-chave:

Autismo, Tecnologia da Informação, Modelo de mudança, Design Inclusivo

Resumo

Este artigo explora a aplicação de um modelo de mudança de design inclusivo na contratação de pessoas autistas no setor de Tecnologia da Informação (TI). Argumenta-se que a simples inserção não garante a inclusão, que deve ser planejada de forma sistêmica para atender às necessidades e habilidades dos autistas. Examina-se como as tecnologias assistivas e a inteligência artificial podem personalizar ambientes de trabalho, permitindo que indivíduos neurodivergentes maximizem suas contribuições. Por fim, apresenta-se um dodecálogo de recomendações baseadas no incentivo, atenção e prevenção para que as empresas sejam verdadeiramente inclusivas. O design inclusivo e a liderança comprometida são essenciais para criar ambientes que acolham e promovam o talento dos autistas, gerando benefícios tanto para os profissionais quanto para as empresas.

Biografia do Autor

Daniel Couto Gatti, Faculdade do Comércio de SP (FAC SP) - Brasil

Doutor em Educação Matemática, docente e autor sob os temas da Computação, Processo de Desenvolvimento, Modelagem de Software e Redes de Computadores. daniel@pucsp.br – PUC-SP/TIDD (ORCID: 0000-0002-7145-5649).

Giuliana L B Ferreira, Faculdade Martha Falcão (FMF) - Brasil

Graduada em Design pela Faculdade Martha Falcão e mestranda no Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital. ra00345326@pucsp.edu.br -  PUC-SP/TIDD (ORCID: 0009-0000-4559-260X).

Tina Fonseca, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCPR) - Brasil

Mestre em Semiótica Tecnologia da Informação e Educação, doutoranda em Tecnologias da Inteligência e Design Digital  ra00341800@pucsp.edu.br. PUC-SP/TIDD (ORCID: 0000-0002-4766-1784).

Publicado

2025-01-30

Como Citar

Couto Gatti, D., Ferreira, G. L. B., & Fonseca, T. (2025). MODELO DE MUDANÇA DE DESIGN INCLUSIVO: ESTRATÉGIAS PARA TER MAIS AUTISTAS NO SETOR DE TI. Acinnet - Journal, Academic Mobility and Innovation, 10(1), 143–160. Recuperado de https://periodicos.unis.edu.br/acinnet/article/view/970

Edição

Seção

Artigos