ENSINO EM FISIOLOGIA

UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIADA ATRAVÉS DA MÚSICA, NO INTUITO DE MELHORAR O ENGAJAMENTO E APRENDIZAGEM DO ALUNO

  • Daniela Siqueira Veloso Starling
  • Julia Dias Santana Malta
Palavras-chave: Metodologia ativa, Fisiologia, Ensino-aprendizagem, Música

Resumo

O engajamento dos alunos é fator preponderante para o sucesso no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo foi verificar a aprendizagem e consolidação do conteúdo através da aplicação de metodologias ativas com o foco na produção de músicas. O estudo foi realizado em sala de aula com a disciplina de Fisiologia Humana, com os alunos do curso de Fisioterapia e Educação Fisica de uma Instituição de Ensino Superior Particular de Belo Horizonte. A atividade realizada foi a construção de mapas conceituais e sarau. Os alunos das 9 turmas foram divididos em grupos e cada grupo recebia um tema relacionado à disciplina. Eles foram orientados a produzir uma paródia e apresenta-la ao final do semestre. A atividade foi dividida em 6 etapas onde os alunos eram orientados a realizar várias atividades, com o intuito de buscar informações que pudessem agregar conhecimento dos assuntos propostos. Na etapa final, os alunos deveriam apresentar a música, coreografia e figurinos criados por eles. Feedback era dado ao final de cada etapa pelos alunos. O trabalho foi visto como gratificante pelos alunos. Ao final, concluímos que uma atividade mais participativa é capaz de engajar os alunos e permitir que o conhecimento seja consolidado.

Publicado
2019-06-13
Como Citar
Starling, D. S. V., & Malta, J. D. S. (2019). ENSINO EM FISIOLOGIA. Acinnet - Journal, Academic Mobility and Innovation, 5(1), 50-55. Recuperado de https://periodicos.unis.edu.br/index.php/acinnet/article/view/533
Seção
Artigos