Editorial ACINNET 2019

  • Fabricio Pelloso UNIS
  • Felipe Flausino de Oliveira

Resumo

O V Congresso da Rede ACINNET voltou ao Brasil em 2019 e aconteceu na cidade de Belo Horizonte, nas dependências da UniBH. Anteriormente, as edições aconteceram no Brasil, Paraguai, Bolívia e Portugal.

O evento teve como tema “Inovação acadêmica vinculada ao mundo social e produtivo em âmbito local e global''. Tal assunto foi escolhido com objetivo de fomentar um espaço para diálogos e trocas, aprofundar o papel da universidade e da cooperação universitária frente aos desafios atuais. Algumas questões discutidas no decorrer do evento foram: Como é possível trazer para a universidade a responsabilidade de resolver problemas reais? Quais projetos ou ações possibilitam o alcance dessa função social?

As respostas somente podem vir por meio da construção de conhecimentos que desvelem ações inovadoras dentro das universidades, com foco na identificação de adversidades da vida contemporânea, assim como na superação de obstáculos que imperam no cotidiano, a partir da criação de oportunidades criativas e inovadoras. Acredita-se que grande parte dos problemas não apenas se reproduzem em um contexto local, mas representam déficits de um mundo globalizado com questões conjunturais complexas e profundas. Além disso, ações locais podem reverberar globalmente, desde que se estabeleça uma rede de parcerias em prol desse objetivo.

O evento foi direcionado para gestores acadêmicos, professores e estudantes de graduação e pós-graduação.

A revista a seguir contém algumas das pesquisas apresentadas. Por meio dessa publicação, é esperado que as contribuições científicas sejam cada vez mais discutidas.

Publicado
2019-06-04
Como Citar
Pelloso, F., & de Oliveira, F. F. (2019). Editorial ACINNET 2019. Acinnet - Journal, Academic Mobility and Innovation, 5(1), 1-2. Recuperado de https://periodicos.unis.edu.br/index.php/acinnet/article/view/536
Seção
Editorial