O PAPEL DO VENDEDOR NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

  • Isabela de Araújo Nunes
  • Altamiro Lacerda de Almeida Junior
  • Pollyana Moura Carias dos Santos
Palavras-chave: Vendas, Fidelização, Resultados

Resumo

A fidelização de clientes é altamente importante para o alcance dos resultados, tendo em vista que os clientes são a razão de existir das organizações, tornando-se relevante desenvolver estratégias de marketing que priorizem a essa ação. Percebe-se a partir dos estudos realizados que a interação com os clientes é o principal determinante da fidelização. A venda pessoal tem seu papel nessa estratégia, mais do que qualquer programa de fidelização.
Nesse cenário, os vendedores tornam-se responsáveis não só por fechar a venda, mas por encantar os clientes, buscando fortalecer a imagem da organização e com isso transformar o relacionamento com os clientes. Para se obter o máximo de eficiência e eficácia da equipe de vendas é importante investir em capacitação, treinamento, planejamento das vendas e manter a equipe sempre motivada, buscando estabelecer objetivos que desafiem a equipe. Sendo
assim, esse estudo tem por objetivo compreender a dinâmica do processo de fidelização de clientes a partir de práticas da equipe de vendas. O estudo foi realizado em uma Distribuidora de secos e molhados da Cidade de Cataguases. Os resultados indicam que os vendedores são os principais responsáveis pelos resultados de fidelização de clientes da empresa.

Publicado
2019-02-27
Como Citar
Nunes, I. de A., de Almeida Junior, A. L., & dos Santos, P. M. C. (2019). O PAPEL DO VENDEDOR NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 18(3), 124 - 134. https://doi.org/10.33836/interacao.v18i3.107