A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA (ILA)

  • Marli de Oliveira Moura
  • Alessandro Messias Moreira
Palavras-chave: Ensino a Distância, Especialistas em TI, Recursos Tecnológicos, Tecnologia em EAD, Tecnologia da Informação

Resumo

Este trabalho aborda a importância da Tecnologia da Informação (TI)na implementação do ensino a distância do ILA. Trata-se de uma pesquisa que tomou por foco o fato da TI ser vista apenas como suporte atuante nos bastidores do Ensino a Distância (EAD). Considerando o fato de ser primordial a atuação da TI no desenvolvimento dessa modalidade de ensino, pode-se afirmar que as mudanças na EAD foram também provocadas pelo aprimoramento profissional moderno. O objetivo desta pesquisa é o de revelar, em ordem cronológica, os momentos da interferência da TI para que o projeto de EAD fosse implementado no ILA e evoluísse até os moldes de hoje. Ainda, apresentar como sugestão para revisões, alterações e atualizações do EAD, a admissão de mais duas equipes, compostaspor profissionais capacitados em TI, com funções bem específicas. Para alcançar esses objetivos recorreu-se ao Arquivo Geral do ILA, e ao acervo da Subseção de Desenvolvimento de EAD. As fontes foram organizadas em ordem cronológica,inspecionadas e analisadas para posterior acesso aos seus conteúdos, extraindo-se deles os momentos de atuação da TI. A extração e análise dos conteúdos em epígrafe evidenciaram o objeto desta pesquisa, acrescendo-se na evolução dos fatos, a existência de três fases que se mesclaram entre si, com características específicas, que comprovam que sem a tecnologia da informação não haveria como começar, nem como seguir adiante e nem como vislumbrar o futuro do ensino a distância do ILA.

Publicado
2019-03-04
Como Citar
Moura, M. de O., & Moreira, A. M. (2019). A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA (ILA). Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 19(1), 231 - 264. https://doi.org/10.33836/interacao.v19i1.129