UTILIZAÇÃO DE ROTULAGEM NUTRICIONAL POR MÃES DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Alexandra Magna Rodrigues
  • Talita Pisciotta Faria
  • Paula do Valle
  • Maria Claudia Diniz Figueiredo
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
Palavras-chave: Rotulagem nutricional, Mães, Crianças

Resumo

Avaliar a forma de utilização da rotulagem nutricional por mães de crianças matriculadas na educação infantil do município de Taubaté, São Paulo. Pesquisa transversal, na qual participaram, aleatoriamente, 370 mães de crianças matriculadas na educação infantil do município de Taubaté, São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário com questões sociodemográficas, sobre conhecimento e utilização de rótulos. Os dados foram tratados por meio da estatística descritiva e os testes de hipóteses seguiram nível de significância de 5%. Observou-se que 51,9% das mães afirmaram que não realizavam a leitura de rótulos nutricionais de alimentos comprados para seus filhos. Houve associação entre renda familiar e leitura de rótulos (p=0,032), e entre escolaridade materna e leitura dos rótulos (p=0,003). Os alimentos cujos rótulos eram mais consultados foram: leite fluido, leite em pó, queijo tipo “petit suisse”, biscoito recheado e refrigerante. Em relação ao entendimento sobre os itens da tabela nutricional, a maioria das mães (86,7%) afirmou ter nenhum, pouco ou razoável entendimento. Foi verificado que os itens da rotulagem nutricional de maior importância para as mães no momento da compra do
alimento eram qualidade, prazo de validade e ser saudável. Existe um número expressivo de mães que não leem os rótulos nutricionais de alimentos comprados para seus filhos, e dentre as que leem, a maioria possui pouco entendimento sobre as informações nutricionais, ressaltando a necessidade de estratégias que facilitem a leitura e compreensão de tais informações.

Publicado
2019-03-08
Como Citar
Rodrigues, A. M., Faria, T. P., do Valle, P., Figueiredo, M. C. D., & Chamon, E. M. Q. de O. (2019). UTILIZAÇÃO DE ROTULAGEM NUTRICIONAL POR MÃES DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 20(2), 35 - 53. https://doi.org/10.33836/interacao.v20i2.154