Utilização de ferramentas computacionais para análise da ação do vento e instabilidade em edificações em concreto armado, num curso de graduação em engenharia civil

  • M.Sc. Antonio de Faria
  • Dr. Roberto Chust Carvalho
Palavras-chave: Ensino, Instabilidade, Vento

Resumo

Acompanhando o desenvolvimento do país, é imperioso que o ensino da disciplina Estruturas de Concreto Armado nos cursos graduação em engenharia civil contemple o estudo da ação do vento e a análise da instabilidade global no projeto de estruturas de edificações. Cumpre frisar que, de acordo com a NBR 6118:2003, no desenvolvimento do projeto estrutural de uma edificação, há a obrigatoriedade de se considerar a ação de vento e verificar a instabilidade global da mesma. Este trabalho mostra como, de forma didática, por meio da utilização de programas gratuitos e de algumas considerações de funcionamento dos elementos estruturais do pavimento, pode-se realizar o estudo da deformabilidade lateral e da instabilidade da estrutura. Apresentam-se resumidamente os principais conceitos utilizados no procedimento e um exemplo, utilizando a ferramenta computacional gratuita FTOOL (Two-Dimensional Frame Analysis Tool), que permite ao aluno ou mesmo ao projetista analisar o grau de deslocabilidade da estrutura e, ainda, determinar as ações laterais de vento. A análise da instabilidade é realizada por meio do parâmetro e do coeficiente z, previsto pela NBR 6118:2003.Finalmente, são feitos alguns comentários de como pode ser conduzido o assunto de forma didática, de maneira que mesmo um aluno de graduação consiga facilmente compreender o comportamento estrutural de uma edificação de múltiplos andares moldada no local, quando solicitada simultaneamente por ações verticais e laterais.

Publicado
2019-02-11
Como Citar
Faria, M. A. de, & Carvalho, D. R. C. (2019). Utilização de ferramentas computacionais para análise da ação do vento e instabilidade em edificações em concreto armado, num curso de graduação em engenharia civil. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 13(13), 104 - 110. https://doi.org/10.33836/interacao.v13i13.40
Seção
Ciências Exatas e Tecnológicas