Gestão financeira dos estoques

um estudo sobre ferramentas de gestão e índices de análise

  • Esp. Pedro dos Santos Portugal Júnior
  • Ms. Nilton dos Santos Portugal
  • Ms. Eduardo Gomes Carvalho
Palavras-chave: Pedagogo, Professor reflexivo, Relação pedagógica

Resumo

Tendo por base a experiência vivida pelas autoras, como supervisoras pedagógicas, em escolas públicas estaduais da cidade de Varginha, sul de Minas Gerais, o presente artigo discute os desafios postos ao pedagogo na sua atuação junto aos professores, especialmente no que se refere à formação crítico-reflexiva dos professores, como organizador do trabalho pedagógico e o principal articulador de espaços participativos e de construção coletiva das reuniões pedagógicas. Para desenvolver a reflexão, as autoras revisitam estudos teóricos que abordam a formação do professor reflexivo, a trajetória de atuação e a formação do pedagogo exigida atualmente para compreender a construção da identidade deste profissional. Nesse sentido, são levantadas algumas questões: o pedagogo está capacitado para desempenhar sua função na articulação do processo educativo e provocar as mudanças necessárias às exigências postas à escola atualmente? A Sua identidade lhe configura caráter crítico-reflexivo e autônomo capaz de influenciar os professores no processo de construção coletiva do projeto pedagógico? Finalmente, são abordados conflitos e tensões presentes na relação entre pedagogos e professores.

Publicado
2019-02-12
Como Citar
Portugal Júnior, E. P. dos S., Portugal, M. N. dos S., & Carvalho, M. E. G. (2019). Gestão financeira dos estoques. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 13(13), 111 - 117. https://doi.org/10.33836/interacao.v13i13.41
Seção
Ciências Exatas e Tecnológicas