A inclusão do deficiente auditivo nas escolas regulares brasileiras

  • Máira Tavares Mesquita
Palavras-chave: Deficiente auditivo, Escola, Sociedade

Resumo

Este artigo descreve um pouco sobre a surdez, suas causas, consequências sociais e a legislação que protege os deficientes auditivos. Trata-se de um estudo sobre os principais aspectos da inclusão. Uma escola pode ser considerada inclusiva, quando não faz distinção entre seres humanos, não seleciona ou diferencia com base em julgamentos de valores como "perfeitos e não perfeitos", "normais e anormais". É aquela que proporciona uma educação voltada para todos, de forma que qualquer aluno que dela faça parte, independentemente deste ser ou não portador de necessidades especiais, tenha condição de conhecer, aprender, viver e ser, num ambiente livre de preconceitos que estimule suas e a formação de uma consciência crítica. Muito ainda deve-se ser feito para que a inclusão do deficiente auditivo nas escolas regulares brasileiras seja eficaz. É um trabalho multidisciplinar onde professores, alunos surdos, intérpretes e alunos ouvintes aprendam a lidar com as diferenças, não para anulá-las, mas para poder usá-las como fonte de contato verdadeiro e de amadurecimento mútuo.

 

Publicado
2019-02-12
Como Citar
Mesquita, M. T. (2019). A inclusão do deficiente auditivo nas escolas regulares brasileiras. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 14(14), 29 - 40. https://doi.org/10.33836/interacao.v14i14.45
Seção
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas