Geração Y

a comunicação interna como elemento de otimização da relação entre a empresa e colaboradores deste público

  • Thayane Viana de Carvalho
  • Alessandro Messias Moreira
Palavras-chave: Jovens no mercado de trabalho, Comunicação Interna, Gestão de Pessoas

Resumo

Este trabalho aborda estratégias da comunicação interna que otimizam a relação da empresa com colaboradores da Geração Y. Tal abordagem se faz necessária diante das dificuldades que as empresas e instituições têm para lidar com as características dos membros deste público, que têm comportamentos diferentes de seus antecessores no mercado de trabalho. O objetivo deste estudo é mostrar de que modo a comunicação interna pode contribuir para tornar este colaborador mais engajado e diminuir a rotatividade de profissionais. Este propósito será conseguido através da revisão bibliográfica. O estudo esclareceu que os representantes da Geração Y cresceram em um contexto de democracia, popularização da internet e jogos eletrônicos. Fatores que contribuem para uma postura que busca resultados imediatos, recompensas tangíveis e o foco em superação de desafios. Esses colaboradores precisam enxergar em suas vidas profissionais a superação de desafios pessoais, oportunidades de aprimoramento e têm a necessidade de receber feedback constante. São extremamente familiarizados com a tecnologia e inovação, mas têm dificuldades em lidar com hierarquias. A comunicação interna para esse público precisa ser interativa e visar aproximar a realidade das pessoas com a da empresa.

Publicado
2019-02-12
Como Citar
Carvalho, T. V. de, & Moreira, A. M. (2019). Geração Y. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 14(14), 69 - 85. https://doi.org/10.33836/interacao.v14i14.48
Seção
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas