GOVERNANÇA DE TI NO 1º GRUPO DE COMUNICAÇÕES E CONTROLE: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DO COBIT 4.1

  • Luciano Galina de Medeiros
  • Fabrício Pelloso Piurcosky
  • Wanderson Gomes de Souza
  • Pedro dos Santos Portugal Júnior
  • Ricardo Bernardes de Mello
Palavras-chave: Governança de TI, COBIT, Níveis de maturidade

Resumo

Este trabalho é justificado pela necessidade existente de o 1º Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) identificar a conjuntura de governança de Tecnologia da Informação (TI) em que se encontra, com base no modelo Control Objectives for Information and Related Technology (COBIT) 4.1. O propósito deste trabalho é identificar os níveis de maturidade dos processos de Governança de TI do 1º Grupo de Comunicações e Controle, a partir do modelo de referência COBIT 4.1. Isso foi conseguido por meio de duas pesquisas realizadas nas Unidades do 1º GCC. Primeiramente, os Comandantes das Unidades foram consultados acerca da percepção da importância dos processos do COBIT 4.1 nas organizações em que atuam. Nesta ocasião, o domínio do COBIT 4.1 a ser investigado foi definido. Em seguida, os processos do domínio escolhido foram analisados pelos Gerentes de TI das Unidades do 1º GCC, com o objetivo de avaliarem o nível de maturidade dos mesmos. A análise demonstrou que 80% dos processos foram avaliados com níveis de maturidade entre “0 Inexistente” e “2 Repetível, porém Intuitivo”. No entanto, também demonstrou que 83,3% das avaliações referentes aos processos “PO5 Gerenciar o Investimento de TI” e “PO7 Gerenciar os Recursos Humanos de TI" foram registradas com nível de maturidade “3 Definido” ou superior. Argumentou-se, por hipótese, que a falta de uso do COBIT 4.1 poderia resultar em baixos níveis de maturidade dos processos, o que foi confirmado.

Publicado
2019-02-15
Como Citar
de Medeiros, L. G., Piurcosky, F. P., de Souza, W. G., Portugal Júnior, P. dos S., & de Mello, R. B. (2019). GOVERNANÇA DE TI NO 1º GRUPO DE COMUNICAÇÕES E CONTROLE: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DO COBIT 4.1. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 16(16), 107 - 124. https://doi.org/10.33836/interacao.v16i16.68