A contribuição teórica de Habermas para a gestão social

Palavras-chave: Participação, Racionalidade Comunicativa, Gestão Social

Resumo

Esse artigo tem como questão central compreender o pensamento de Habermas sobre os potenciais de participação na democracia e avaliar suas contribuições para fundamentação teórica e conceitual da gestão social. Desse modo, o trabalho objetiva compreender os principais argumentos teóricos de Habermas, assim como refletir a utilidade dos mesmos para a efetivação da gestão social. Essa reflexão justifica-se na compreensão de que o ideal habermasiano de uma democracia participativa, promovida pelo agir comunicativo, é uma alternativa para vários dilemas da modernidade identificados pelo autor. A gestão social é entendida como um processo imbuído de potencial para a participação dialógica de atores da sociedade civil na tomada de decisões sobre temas de interesse público. Esse trabalho é desenvolvido através de pesquisa bibliográfica sobre algumas das principais obras de Habermas, assim como sobre referências relevantes da gestão social.

Biografia do Autor

JOSÉ VITOR LEMES GOMES, UEMG

Possui doutorado, mestrado e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Experiência docente no ensino superior em Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Metodologia de Pesquisa, Metodologia de Trabalhos Acadêmicos, Filosofia e Educação. Possui experiência docente no Ensino Médio em Sociologia e Filosofia. Realiza estudos com enfase em Teoria Sociológica, racionalidade, comportamento político e cultura política. Atuação em pesquisas de opinião, de âmbito quantitativo e qualitativo.

Referências

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1985.

AVRITZER, Leonardo. A moralidade da democracia: ensaios em teoria habermasiana e teoria democrática. São Paulo: Perspectiva, 1996.

FRANÇA FILHO, Genauto Carvalho de. Definição de Gestão Social. In: CANÇADO, A.C. et al. (orgs). Gestão Social: Práticas em debate, teorias em construção. Juazeiro do Norte: UFC, 2008.

GIDDENS, Anthony. Reason without revolution. In: BERNSTEIN, Richard. Habermas and modernity. Cambridge, 1985.

HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia. V.2. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

HABERMAS, Jürgen. Mudança Estrutural da Esfera Pública. Rio de Janeiro. Tempo Brasileiro. 1984.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo. V.1. São Paulo: Martins Fontes, 2012a.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo. V.2. São Paulo: Martins Fontes, 2012b.

TENÓRIO, Fernando Guilherme. Um espectro ronda o terceiro setor, o espectro do mercado. Ijuí: Editora da Unijuí, 2008.

WEBER. Max. Economia e Sociedade. V. 1. Brasília. UnB. 2004

Publicado
2022-06-01
Como Citar
LEMES GOMES, J. V. (2022). A contribuição teórica de Habermas para a gestão social. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 24(1), 59 - 71. https://doi.org/10.33836/interacao.v24i1.680