O CURRÍCULO

espaço de reconhecimento

  • Helder Silva Vilela
  • Letícia Veiga Vasques
Palavras-chave: Teorias do Currículo, Ensino Superior, Universidade, Conceito de Reconhecimento

Resumo

Este artigo trata da possibilidade do currículo realizar-se como espaço de reconhecimento dos sujeitos e das suas respectivas realidades. Esta abordagem justifica-se pela necessidade de superar a fragmentação do saber, a manutenção do status quo e a propensão ao processo excludente: sujeitos, processos e realidades podem dinamizar-se de modo mais sustentável. O objetivo deste artigo é contribuir para reflexões educativo-pedagógicas acerca do currículo, nas IES´s, apresentando o conceito de reconhecimento a partir da dinâmica da não-identidade. Será realizada revisão bibliográfica. Considera-se a possibilidade de que normatizado por princípios basilares como o amor, o direito e a solidariedade, o currículo assegura o reconhecimento dos seus sujeitos, sobretudo os minoritários.

Publicado
2019-02-15
Como Citar
Vilela, H. S., & Vasques, L. V. (2019). O CURRÍCULO. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 16(16), 125 - 145. https://doi.org/10.33836/interacao.v16i16.69