RASTROS FEMININOS NO SERTÃO

Linhas de uma revisão sistemática

Palavras-chave: Mulheres sertanejas, Artes de si, Imagens de mulheres, Revisão sistemática, Histórias de vida

Resumo

Este texto rastreia o tema da pesquisa de mestrado em andamento intitulada “Retratos de Mulheres Sertanejas: entre imagens, histórias de vida e artes de si” no recorte temporal de dez anos, sendo selecionadas como áreas do conhecimento “ciências humanas” e “multidisciplinar” e trazendo a “educação” como área de concentração. Adotou como método a pesquisa bibliográfica com ênfase na revisão sistemática. A questão que nos moveu foi: o que já foi proposto acerca do reconhecimento das mulheres sertanejas através de suas imagens, histórias de vida e artes de si? O objetivo foi identificar pesquisas que dialoguem sobre o reconhecimento de mulheres sertanejas através de suas imagens, histórias de vida e artes de si. Os resultados apontaram que a maior parte das publicações encontradas está concentrada nos anos de 2015 e 2016 apontando que a pesquisa é relevante e tem lugar de destaque na academia.

 

Biografia do Autor

Iane Rocha Mendes, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Educação e Diversidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPGED) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - DCH IV - Jacobina. Graduada em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - DCH IV - Jacobina. Pós-graduanda em Processo Penal pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL. Atua como integrante do grupo de pesquisa em Cultura Visual, Educação e Linguagem (CULT-VI/UNEB), do grupo de pesquisa em Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior (DIFEBA/UNEB) e como pesquisadora no Projeto Pró-Imagem: Incubadora de Projetos e Práticas Educativas com Imagens. Desenvolve pesquisas nas áreas de Direito, Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos, Gênero e Cultura Visual. Atua como Técnica Administrativa na Universidade do Estado da Bahia, Campus IV - Jacobina no Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE.

Ana Lúcia Gomes da Silva

Pós-doutorado pela UFTM através do edital Capes/ PNPD. Mestrado (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Especialista em leitura: teoria e prática pela UESB, (1999). Possui graduação em Licenciatura Curta em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1991), graduação em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1995). Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com experiência na área de Letras, com ênfase em Estágio Supervisionado , Prática Pedagógica, Seminários Interdisciplinares de Pesquisa. Atua em programas de pós-graduação com as disciplinas: análise do discurso e metodologia e prática de pesquisa e Pesquisa Aplicada a Educação (PAE). Possui experiência de atuação na educação a distância EAD. Atua em programas de pós-graduação com os componentes Pesquisa Aplicada a Educação (PAE) e Docência e Diversidade (DD). Orienta pesquisas com temas na área de leitura e linguagens, formação de professores, profissão docente com ênfase na diversidade e seus marcadores sociais de gênero, raça, sexualidade, deficiências. Líder do Grupo de Pesquisa Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior.(DIFEBA), da Universidade do Estado da Bahia- UNEB e pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade - DIVERSO também da UNEB. Atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade- PPED no Mestrado profissional em Educação e Diversidade- MPED da Uneb/Jacobina e no Curso de Letras Vernáculas.

Antenor Rita Gomes, Universidade do Estado da Bahia

Possui Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1996), Especilalização em Leitura e Produção Textual pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1998) Mestrado de Educação e Pesquisa pela Université du Quebec a Chicoutimi (2002), Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004). Realizou Pós-Doutorado em Educação na Universidade de Cádiz - Espanha em 2014, na Universidade de Lisboa em 2019 e na Universidade Federal da Bahia em 2020 . É membro do Conselho Editorial da Revista Científica de Educação e Cmunicação Hachetetepe (UCA- Cádiz, Espanha) e da revista temas em educação da UFPB; é Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia, atuando na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade. É líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Educação e Linguagens (Cult-Vi) onde desenvolve e orienta projetos no campo das visualidades e membro da Red Ecuatoriana de Investigación Científica Inclusiva Multidisciplinar (REICIM) É autor dos Livros "Sertão em Cores: Caminhos para ensinar e aprender com imagens do Sertão", Edufba, 2019 e "As imagens nas configurações educativas contemporâneas: a perspectiva da Cultura Visual", Paco Editorial, 2020.

Referências

AGUIAR, Karollinne Levy Pontes de. Uma câmera para os quilombolas: Representações Imagéticas de Si e da Cultura Negra em Ourém-PA. Belém: Mestrado em Artes, Universidade Federal do Pará, 2014.

ANDRADE, Elciana Roque Silva. Equipe multiprofissional no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) em uma instituição especializada de Jacobina/Ba: Tecendo cuidados para alunos com TEA. Jacobina: Mestrado Profissional em Educação e Diversidade – MPED, Universidade do Estado da Bahia, 2019.

BORBA, Fals Orlando. Ciencia propia y colonialismo intelectual. Bogotá: Carlos Valencia Editores, 1978.

CUNHA, Girleide Ribeiro Santos. Elas por elas. A imagem da mulher no discurso das quebradeiras de coco babaçu no sertão baiano: identificação, transgressão e transmutação. Feira de Santana: Mestrado em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual de Feira de Santana, 2016.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. São Paulo: Cadernos Pagu, [S. l.], n. 5, p. 7–41, 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773. Acesso em: 27 out. 2022.

KATANOSAKA, Vitor Yugo. Autorretrato: Fotografia: Reflexão. São Paulo: Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura, Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2015.

MORAES, Ana Alcidia de Araujo. Histórias de leitura em narrativas de professoras: alternativa de formação. Manaus: Univ. do Amazonas, 2000.

ROCHA, Ivânia Nunes Machado. Páginas do Sertão: leitura e imaginação no universo de sertanejas. Alagoinhas: Mestrado em Crítica Cultural, Universidade do Estado da Bahia, 2016.

SANTOS, Arlinda Santana. Memórias e outras histórias: reflexões sobre a escrita memorialística de Zelia Gattai. Alagoinhas: Mestrado em Crítica Cultural, Universidade do Estado da Bahia, 2016.

SILVA, A. L. G. da; RIOS, Ádina. N.; SILVA, F. O. da. Cartografia das produções sobre profissão docente em contextos de diversidade na Bahia. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 318-342, 2021. DOI: 10.22481/reed.v2i3.8099.

SILVA, Gislene Alves da. Narrativas autobiográficas de escritoras de Alagoinhas: processos de (auto)formação e ressignificação. Alagoinhas:Mestrado em Crítica Cultural, Universidade do Estado da Bahia, 2015.

VASCONCELLOS, Ana Luisa Fonseca de. Rastros em chão branco: o sertão de João Guimarães Rosa entre percepções e memórias de travessias. Araraquara: Mestrado em Ciências Sociais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2015.

Publicado
2022-12-24
Como Citar
Mendes, I. R., Silva, A. L. G. da, & Gomes, A. R. (2022). RASTROS FEMININOS NO SERTÃO. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 24(2), 93 - 104. https://doi.org/10.33836/interacao.v24i2.728