TERMINALIDADE EM NEONATOLOGIA

percepções da equipe de enfermagem

  • Carolina da Silva Ferreira
  • Patrícia Alves Pereira Carneiro
Palavras-chave: Recém-Nascido, Enfermagem, Terminalidade

Resumo

O presente estudotrata-se de uma pesquisa de camporealizada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Regional do Sul de Minas localizado na cidade de Varginha-MG. Sabe-se que a ciência e o conhecimento teórico e prático trouxeram maior sobrevida e longevidadepor sua vez não nos ensinou a compreender a morte e conviver com esse lado da vida. A morte incomoda e desafia a capacidade humana e profissional, faz parte do cotidiano da enfermagem, desperta grande temor no ser humanoe este sentimento se expressa na dificuldade de lidar com a finitude. Tal justificativa levou este estudo a obter como objetivo principal a análise sobre as percepções da equipe de enfermagem relatando a relaçãodo profissional de enfermagemcom o recém-nascido(RN)e a terminalidade. O profissional de enfermagem tem a função de manter-se presente ao lado do pacienteatendendo às suas necessidades e levando conforto e dignidade ao mesmo epor conseguinte criando um vínculo afetivo. Com isto conclui-se que os profissionais de enfermagem bem como os familiares do recém-nascido sofremintensamente durante o processo de morrer acarretandofaltade preparo emocional do profissional de enfermagem tendo como consequência sentimentos que podemdificultar a assistência ao cuidado. Obtendo o apoio da enfermagemo acompanhamento ao recém-nascido em fase terminal deve ser adequado antecipando a inserçãoda família neste processo de apoio. Assim o paciente usufruirá de uma melhor qualidade de vida do ponto de vista emocional e afetivo bem como na diminuição da dor e angústia inerentes à doença. Como resultado acredita-se que através deste estudo seja possível a compreensão de valores e atitudes diante o processo morrer do recém-nascido para a enfermagem.

Publicado
2019-02-18
Como Citar
Ferreira, C. da S., & Carneiro, P. A. P. (2019). TERMINALIDADE EM NEONATOLOGIA. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 17(17), 49 - 65. https://doi.org/10.33836/interacao.v17i17.75