EDITORIAL DOSSIÊ TEMÁTICO - INOVAÇÕES

Desafios para a gestão, a academia, o mercado e a sociedade

Palavras-chave: Inovação, Educação, Multidisciplinar, Engenharia, Relação Universidade-Empresa

Resumo

Em consonância com o escopo da Interação – Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, o dossiê “Inovações: Desafios para a gestão, a academia, o mercado e a sociedade” amplia as reflexões multidisciplinares sobre as experiências e perspectivas da inovação em diferentes áreas de conhecimento e como influencia e melhora a qualidade de vida da sociedade.

Biografia do Autor

Gladis Camarini, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1981), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado no Laboratoire des Materiaux et Durabilité des Constructions (LMDC) do Institut National des Sciences Apliquées (INSA, Toulouse, França, 1998). Diploma DRIT - Diplôme de Recherche de l'INSA de Toulouse em 1998. Pós-doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, São José dos Campos, Brasil, 2008). Pós-doutorado no Instituto de Ciencia e Tecnología del Hormigón (ICITECH), da Escola Politécnica de Valência (UPV) (Valência, Espanha, 2012). Atualmente é professora titular da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG, e coordena o Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional. Professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Professora e pesquisadora voluntária do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Membro do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). Assessora ad-hoc da CAPES, do CNPq, da FAPESP, da Unicamp (SAE, FAEPEX, PIBIC). Assessora científica de vários periódicos nacionais e internacionais, assessora científica de eventos. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Arquitetura, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, nos temas: materiais para construção, aglomerantes minerais, argamassas, concretos e reciclagem de materiais. Atua também em gerenciamento do projeto e do produto, gerenciamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento sustentável e economia circular e reaproveitamento de resíduos industriais e de construção.

Patricia Ortiz Monteiro, Universidade de Taubaté / Universidade Estácio de Sá.

Doutora em Ciências Ambientais. Especialista em: Gestão de Negócios Inovadores (UNINTER), Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas na Educação (INESP), Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (INESP), Gestão Ambiental em Empreendimentos Litorâneos (USP), Turismo e Meio Ambiente (SENAC), e Planejamento e Manejo de Unidades de Conservação (CATIE/Costa Rica). Atualmente é professora vinculada ao Departamento de Gestão e Negócios e aos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano (permanente) e em Educação (colaboradora) da Universidade de Taubaté, e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.

André Santos, Universidade Estácio de Sá

Docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Coordenador da linha de pesquisa em Representações Sociais e Práticas Educativas. Professor adjunto da Miami University of Science and Technology (Must), Florida, Estados Unidos (EUA). Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou estágio doutoral na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM- Morelos). Especialista em Supervisão/ Orientação Educacional pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), com período de mobilidade acadêmica na Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Atua nos grupos de pesquisas: Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS/ PUC-SP) e Cultura, Educação e Representações Sociais (CERES) - ambos certificados pelos CNPq. É membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS) e da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones (RIIR). Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC) da Fundação Carlos Chagas (FCC).Tem experiência na área de Psicologia da Educação; Psicologia Social na Educação; Avaliação Educacional; Metodologias de Pesquisa e Ensino; Ciências Sociais na Educação, Direitos Humanos e Educação; Educação para a Paz.

Felipe Triani, Universidade Estácio de Sá - UNESA-RJ

Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade de Taubaté - UNITAU-SP e Universidade Estácio de Sá - UNESA-RJ

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L’Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L’Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade de Taubaté (UNITAU), em Taubaté, SP e Pesquisadora colaboradora na Universidade de Campinas (UNICAMP) no Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Coordena projetos de pesquisa com fomento do CNPq e da CAPES.

Referências

__

Publicado
2022-12-26
Como Citar
Camarini, G., Monteiro, P. O., Santos, A., Triani, F., & Chamon, E. M. Q. de O. (2022). EDITORIAL DOSSIÊ TEMÁTICO - INOVAÇÕES. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 24(3), 1 - 4. https://doi.org/10.33836/interacao.v24i3.756