CULTURA ORGANIZACIONAL COMO AGENTE INFLUENCIADOR EM AÇÕES VOLUNTÁRIAS E EM PROJETOS SOCIAIS E DE SUSTENTABILIDADE

  • Flávia Cibelle dos Santos Baptista
  • CésarFernandes Ribeiro Filho
Palavras-chave: Cultura Organizacional, Influência, Ações Voluntárias, Responsabilidade Social, Sustentabilidade

Resumo

66CULTURA ORGANIZACIONAL COMO AGENTE INFLUENCIADOR EM AÇÕES VOLUNTÁRIAS E EM PROJETOS SOCIAIS E DE SUSTENTABILIDADEFlávia Cibelle dos Santos Baptista1CésarFernandesRibeiroFilho2RESUMOEste artigotem como objetivo verificar em que medida a cultura de uma organização pode influenciar e motivar pessoas a participarem efetivamente emtrabalhos voluntários e em projetos sociaise de sustentabilidade.A questãonorteadora da pesquisa é a de que empresas ativas socialmente em trabalhos voluntários e de responsabilidade social e de sustentabilidade, tendo essas ações como parte integrante de sua cultura organizacionalvem a ser uma agente motivadorae influenciadoranas atitudes de seus colaboradores, ajudando a formar pessoas socialmente mais solidárias e responsáveis. O levantamento teórico contribuiu para melhor compreensão do que vem a sercultura organizacionale a importância da responsabilidade social empresarial.A pesquisa de campo realizada em umaempresa de plano de saúde da cidade de Varginha,com uma amostragem de 69pessoasque trabalham na empresa por mais de 06 meses, demonstrouque os funcionários possuem uma visão melhor da empresa quando essa é socialmente responsável,equeesses se sentem mais motivados e incentivados a participar deprojetos sociais quando trabalham em empresas socialmente ativas. Concluiu-se,portanto,que a cultura organizacional influencia de fato no comportamento das pessoas, tornando-as pessoas mais solidárias e socialmente responsáveis.

Publicado
2019-02-18
Como Citar
Baptista, F. C. dos S., & Filho, C. R. (2019). CULTURA ORGANIZACIONAL COMO AGENTE INFLUENCIADOR EM AÇÕES VOLUNTÁRIAS E EM PROJETOS SOCIAIS E DE SUSTENTABILIDADE. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 17(17), 66 - 80. https://doi.org/10.33836/interacao.v17i17.77