APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Uma visão de seus desafios e impactos na aprendizagem no ensino superior

  • Valmir Gonçalves UNIS
  • Renata Muniz da Silva UNIS
  • Samantha Guimarães de Castro UNIS

Abstract

Este trabalho aborda a importância da aprendizagem baseada em problemas no ensino superior, considerando que o modelo tradicional de educação está esgotado e não mais atende às expectativas dos alunos e da sociedade contemporânea em função de suas mudanças no âmbito tecnológico, econômico e sociocultural. Assim, esse relato busca identificar os desafios e impactos na aplicação da metodologia ativa no ensino superior com a aplicação da Aprendizagem baseada em problemas – (Problem Based Learning - PBL), considerando a necessidade de o aluno sair do seu estado passivo, para uma participação efetiva, tornando-se protagonista do seu processo de aprendizagem, com utilização de práticas que o motive e o estimule pela aprendizagem significativa, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes, por meio de reflexão, experiências reais e simuladas, para que de fato estejam preparados para as transformações tecnológicas e sociais em que vivemos. A partir da revisão bibliográfica de diferentes trabalhos publicados sobre o tema, em diferentes contextos, os trabalhos, na percepção dos alunos e professores, relataram vantagens e melhorias no processo de aprendizagem, no desenvolvimento de habilidades essenciais, como habilidades de comunicação, autonomia, autodidatismo e pensamento crítico, embora a metodologia encontre desafios na sua aplicação e considerando não tratar de um método perfeito ou unânime entre docentes e discentes, é necessário maiores investimentos em recursos humanos e materiais, capacitação docente, discente, além compreender e respeitar as particularidades de perfil de aluno e área de formação, para superar resistências e atingir seus objetivos.

Published
2019-09-12
How to Cite
Gonçalves , V., Silva , R. M. da, & Castro, S. G. de. (2019). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. Revista Mythos, 10(2), 16-23. https://doi.org/10.36674/mythos.v10i2.231
Section
Research articles