GESTÃO DE FILAS

Simulação do Conceito de Teoria das Filas na melhoria no processo de atendimento

  • Tiago Bittencourt Nazaré FIC/UNIS
  • Aleziana Alves Narcizo FIC/UNIS
  • Pollyana Moura Carias dos Santos FIC/UNIS
  • Taisa de Souza Alves FIC/UNIS

Abstract

Com o surgimento da globalização na década de 90, o nível de concorrência entre instituições aumentou exponencialmente e também o acesso e investimento em novas tecnologias como diferencial no que diz respeito a garantia de satisfação dos clientes. No setor bancário a realidade não é diferente e o mercado tem um nível competitivo muito grande, sendo um dos setores que mais investem em tecnologias para melhor atender aos seus clientes. Todavia, um problema que ainda existe e está longe de ser eliminado é a geração de filas, problema esse que gera insatisfação e demora no atendimento. O objetivo principal do presente artigo é entender o problema da geração de filas em uma Cooperativa de Crédito da cidade de Cataguases/MG através do conceito da Teoria das Filas, e o que pode ser feito para minimizar tal problema.Utilizamos uma ferramenta de apoio de escalonamento, adotando a regra do FIFO ( First In First Out) e o método SJF NP((ShortestJobFirst – Não Preemptivo), no intuito de perfilar e conduzir qual o melhor método de fila para ocasionar e diminuir as filas

Published
2019-09-13
How to Cite
Nazaré, T. B., Narcizo, A. A., Santos, P. M. C. dos, & Alves, T. de S. (2019). GESTÃO DE FILAS. Revista Mythos, 10(2), 106 - 112. https://doi.org/10.36674/mythos.v10i2.242
Section
Research articles

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