AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR E SEUS ASPECTOS NORMATIVOS: MAS, QUE (CON)FORMAÇÃO?

  • Saraa César Mól UEMG
  • Simone Pereira Santos UEMG
  • Felipe Rodrigues de Oliveira Campos UEMG

Abstract

A ampliação da jornada escolar significa uma educação em tempo integral? Que dimensões formativas esse processo envolve? Contempla uma educação integral? Procurando esclarecer a comumente confusão conceitual que abarca essas questões, este trabalho tem como objetivo identificar as diferenças entre ampliação da jornada escolar, educação em tempo integral e educação integral, situando-os no ordenamento jurídico educacional brasileiro, no que tange ao Ensino Fundamental. Especificamente pretendemos caracterizar tais conceitos; bem como identificar os aportes normativos legais que os sustentam no contexto brasileiro. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de autores como Coelho (2016), Cavaliere (2007), Libâneo (2015) e Moll (2012). A pesquisa documental também subsidiou as análises sobre os referidos conceitos, considerando os ordenamentos normativos educacionais brasileiros. Finalizamos compreendendo que, na contramão da melhoria da qualidade da educação, a ampliação da jornada escolar, bem como a educação integral e(m) tempo integral parecem con(formar) os sujeitos à sua condição de pobreza

Published
2019-10-02
How to Cite
César Mól , S., Pereira Santos , S., & Rodrigues de Oliveira Campos , F. (2019). AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR E SEUS ASPECTOS NORMATIVOS: MAS, QUE (CON)FORMAÇÃO?. Revista Mythos, 11(1), 72-82. https://doi.org/10.36674/mythos.v11i1.256
Section
Research articles