DESAFIOS DO ENSINAR

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COM DOCENTES VETERANOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

  • Felipe Flausino de Oliveira Centro Universitário do Sul de Minas
  • Laélia Carmelita Portela Moreira Universidade Estácio de Sá – UNESA
Keywords: teaching practice

Abstract

A prática docente é um processo que se constrói ao longo do tempo e se estrutura em torno de experiências e formações relevantes para o ensino e a aprendizagem. O objetivo deste estudo é analisar os desafios do processo de ensino a partir das experiências relatadas por professores veteranos (que exercem a profissão há mais de 7 anos) em uma instituição de ensino superior do sul de Minas Gerais. A metodologia utilizada incluiu uma entrevista semiestruturada e, com base nas respostas obtidas, utilizou-se o software IRaMuTeQ para designar 3 classes de análise sobre as quais foi realizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostraram a importância da formação profissional, nem sempre apenas na área pedagógica, os desafios da docência para as gerações atuais, bem como a utilização de ferramentas tecnológicas e metodologias ativas de aprendizagem no cotidiano docente. Além disso, o tempo permitiu que os entrevistados amadurecessem e tivessem uma melhor relação entre teoria e prática em suas áreas

Author Biography

Laélia Carmelita Portela Moreira, Universidade Estácio de Sá – UNESA

Pós-doutorado concluído em 2019. Pesquisa: "Descrição, Análise e Compreensão em Teses da área da Educação sobre o Prouni", desenvolvida sob a supervisão do prof. Dr. Jefferson Mainardes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação/IESAE/FGV - RJ.

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Published
2024-03-20
How to Cite
Flausino de Oliveira, F., & Carmelita Portela Moreira, L. (2024). DESAFIOS DO ENSINAR. Revista Mythos, 21(1), 30-47. https://doi.org/10.36674/mythos.v21i1.826
Section
Research articles