EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

o que indicam as teses e dissertações em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v22i1.343

Palavras-chave:

Educação Superior, Evasão, Teses e Dissertações

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar as publicações sobre evasão na educação superior em teses e dissertações no Brasil, dos anos de 2013 a 2017. A metodologia da pesquisa se caracteriza como pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvendo um balanço de produção sobre o tema evasão. Para pesquisar e identificar as teses e dissertações em educação que tratam sobre o tema Evasão na educação superior, definimos a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) como principal fonte de informação, tendo em vista a condição de um repositório reconhecido e com alcance nacional. Foram selecionadas sete teses e dissertações, datando de um período de 2013 a 2017, com o objetivo de investigar as metodologias e conclusões das teses e dissertações. A abordagem buscou relações entre os elementos investigados e os identifica como a materialização das produções científicas a respeito da evasão de estudantes na educação superior. Concluímos que, de acordo com as pesquisas analisadas, a evasão é mais acentuada em cursos noturnos, assim como com o fato de homens evadirem mais. Também é destacada a evasão acentuada em IES privadas, tal qual como, mesmo com a carência de pesquisas sobre, é afirmada a relação de alunos cotistas tenderem a evadir menos.

 

 

Biografia do Autor

Danilo Elias da Silva Valdes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pedagogo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

Beatriz Maria Machado Lustosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduanda em pedagogia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

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Publicado

2020-08-21

Como Citar

Elisabeth Maciel, C., Elias da Silva Valdes, D., & Maria Machado Lustosa, B. (2020). EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: o que indicam as teses e dissertações em educação. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 22(1), 131–145. https://doi.org/10.33836/interacao.v22i1.343