EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
o que indicam as teses e dissertações em educação
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v22i1.343Palavras-chave:
Educação Superior, Evasão, Teses e DissertaçõesResumo
Este trabalho tem como objetivo investigar as publicações sobre evasão na educação superior em teses e dissertações no Brasil, dos anos de 2013 a 2017. A metodologia da pesquisa se caracteriza como pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvendo um balanço de produção sobre o tema evasão. Para pesquisar e identificar as teses e dissertações em educação que tratam sobre o tema Evasão na educação superior, definimos a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) como principal fonte de informação, tendo em vista a condição de um repositório reconhecido e com alcance nacional. Foram selecionadas sete teses e dissertações, datando de um período de 2013 a 2017, com o objetivo de investigar as metodologias e conclusões das teses e dissertações. A abordagem buscou relações entre os elementos investigados e os identifica como a materialização das produções científicas a respeito da evasão de estudantes na educação superior. Concluímos que, de acordo com as pesquisas analisadas, a evasão é mais acentuada em cursos noturnos, assim como com o fato de homens evadirem mais. Também é destacada a evasão acentuada em IES privadas, tal qual como, mesmo com a carência de pesquisas sobre, é afirmada a relação de alunos cotistas tenderem a evadir menos.
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