EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
o que indicam as teses e dissertações em educação
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v22i1.343Palabras clave:
Educação Superior, Evasão, Teses e DissertaçõesResumen
Este trabalho tem como objetivo investigar as publicações sobre evasão na educação superior em teses e dissertações no Brasil, dos anos de 2013 a 2017. A metodologia da pesquisa se caracteriza como pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvendo um balanço de produção sobre o tema evasão. Para pesquisar e identificar as teses e dissertações em educação que tratam sobre o tema Evasão na educação superior, definimos a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) como principal fonte de informação, tendo em vista a condição de um repositório reconhecido e com alcance nacional. Foram selecionadas sete teses e dissertações, datando de um período de 2013 a 2017, com o objetivo de investigar as metodologias e conclusões das teses e dissertações. A abordagem buscou relações entre os elementos investigados e os identifica como a materialização das produções científicas a respeito da evasão de estudantes na educação superior. Concluímos que, de acordo com as pesquisas analisadas, a evasão é mais acentuada em cursos noturnos, assim como com o fato de homens evadirem mais. Também é destacada a evasão acentuada em IES privadas, tal qual como, mesmo com a carência de pesquisas sobre, é afirmada a relação de alunos cotistas tenderem a evadir menos.
Citas
AMARAL, J. B. Evasão discente no ensino superior: estudo de caso no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. Ceará: UFC, 2013. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFC-7_c2bee4cca013d1d23cc993b8e91cb38e>, Acesso em: 28 nov. 2018.
CASTRO, L. P. V. Evasão escolar no ensino superior: um estudo nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus Cascavel. Paraná: UNIOESTE, 2013. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNIOESTE-1_4b9b864cb650c54806212c9225c1f43e>, Acesso em: 28 nov. 2018.
COSTA, S. L. A luta pelo ensino superior: com a voz, os evadidos. São Paulo: USP, 2016. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/USP_086f8b69616bd56d32e0b350e96183e8>, Acesso em: 28 nov. 2018
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 23, n. 79, p. 254-272, ago. 2002.
GERBA, R. T. Análise da evasão de alunos nos cursos de licenciatura. Santa Catarina: UFSC, 2014. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSC_5bea94795577905b4f8de1afba4fd75f>, Acesso em: 28 nov. 2018
SILVA, L. G. Evasão no ensino superior brasileiro: riscos e arranjos institucionais. Brasília: UNB, 2017. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNB_2ecf51c068dfe40835e7af27b2d287d8>, Acesso em: 28 nov. 2018.
VOOS, J. B. A. Políticas de permanência de estudantes na educação superior: em exame as universidades comunitárias catarinenses. Rio Grande do Sul: PUC, 2016. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/P_RS_11e1a4f8cfa24d7e77a4d9550f110a4d>, Acesso em: 28 nov. 2018.