La educación como estrategia de desarrollo sostenible
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v26i1.830Palabras clave:
Educación, Desarrollo Sostenible, Metas de Desarrollo SostenibleResumen
Este artigo analisa a importância da educação como estratégia de desenvolvimento sustentável (ODS) com base na literatura econômica e nas Metas de ODS da ONU. Economistas reconhecem a educação como uma estratégia eficaz para o desenvolvimento nacional, oferecendo vantagens econômicas e sociais. A ODS 4 destaca a necessidade de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade ao longo da vida para todos. A educação é vista como um meio de acesso a empregos melhores, redução de desigualdades e estímulo ao desenvolvimento tecnológico. Estudos de caso, como a implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu, demonstram seu impacto não apenas econômico, mas também social e cultural. Portanto, é fundamental que economistas, governantes e autoridades priorizem investimentos em educação como parte integrante de seus planos de desenvolvimento sustentável.
Citas
BATISTA, Isis Dechechi; OLIVEIRA, Gilson Batista de. Impactos da Universidade Federal da Integração Latino-americana em Foz do Iguaçu. Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, jun./2019.
CASTELAR, Armando. O Brasil precisa de uma estratégia de desenvolvimento? In: SICSÚ, João; CASTELAR, Armando. Sociedade e economia: estratégias de crescimento e desenvolvimento. Brasília: IPEA, 2009.
CHANG, Ha-Joon. Chutando a escada: A estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica. São Paulo: Ed. Unesp, 2003.
CHIARELLO, I. S. A universidade e seu papel no desenvolvimento regional: contribuições do PROESDE. Revista Extensão em Foco, Caçador, SC, v. 3, n. 1, p. 240-57, 2015.
DELFIM NETTO, Antonio; IKEDA, Akihiro. In: SICSÚ, João; CASTELAR, Armando. Sociedade e economia: estratégias de crescimento e desenvolvimento. Brasília: IPEA, 2009.
DUMÉNIL, Gérard; LÉVY, Dominique. A crise do neoliberalismo. São Paulo: Boitempo, 2014.
FRIEDMAN, Milton. Capitalismo e Liberdade. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
FURTADO, Celso. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009.
KEYNES, John Maynard. A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. São Paulo: Atlas, 1992.
CEPAL. LA HORA de la igualdad: brechas por cerrar, caminos por abrir. Brasília: CEPAL, 2010.
CEPAL. Disponível em: <https://www.cepal.org/pt-br/comunicados/pandemia-provoca-aumento-niveis-pobreza-sem-precedentes-ultimas-decadas-tem-forte>. Acesso em 19 de julho de 2023.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.
MENEZES FILHO, Naercio Aquino. Qualidade da educação. In: SICSÚ, João; CASTELAR, Armando. Sociedade e economia: estratégias de crescimento e desenvolvimento. Brasília: IPEA, 2009.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Como as Nações Unidas apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em 19 de julho de 2023.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4>. Acesso em 19 de julho de 2023.
OECD. Education at a Glance 2020: OECD Indicators. Paris: OECD Publishing, 2021.
RODRIGUEZ ARAUJO, Octavio. O estruturalismo latino-americano. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2009.
ONU. Relatório do Desenvolvimento Humano 2021/2022, 2021.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SHAIKH, Anwar. Uma introdução à história das teorias de crise. Ensaios FEE. 1983.
SOWELL, Thomas. Basic Economics: A Common-Sense Guide to the Economy. Nova York: Basic Books, 2014.
SUNKEL, Osvaldo; PAZ, Pedro. El sudesarrollo latinoamericano y la teoría del desarrollo. Siglo XX Editores. 1988.
WORLD BANK. Pobreza e desigualdade no Brasil: Pandemia complica velhos problemas e gera novos desafios para população vulnerável. Disponível em: <https://www.worldbank.org/pt/news/press-release/2022/07/14/pobreza-e-desigualdade-no-brasil-pandemia-complica-velhos-problemas-e-gera-novos-desafios-para-populacao-vulneravel>. Acesso em 19 de julho de 2023.