Educação como estratégia de desenvolvimento sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v26i1.830

Palavras-chave:

Educação, Desenvolvimento Sustentável, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Este artigo analisa a importância da educação como estratégia de desenvolvimento sustentável (ODS) com base na literatura econômica e nas Metas de ODS da ONU. Economistas reconhecem a educação como uma estratégia eficaz para o desenvolvimento nacional, oferecendo vantagens econômicas e sociais. A ODS 4 destaca a necessidade de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade ao longo da vida para todos. A educação é vista como um meio de acesso a empregos melhores, redução de desigualdades e estímulo ao desenvolvimento tecnológico. Estudos de caso, como a implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu, demonstram seu impacto não apenas econômico, mas também social e cultural. Portanto, é fundamental que economistas, governantes e autoridades priorizem investimentos em educação como parte integrante de seus planos de desenvolvimento sustentável.

 

Biografias Autor

Samantha Ribas Palazzo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Pós-graduanda em ABA - Análise Aplicada ao Autismo pela Faculdade Integrada de Minhas Gerais. Pós graduada em Serviço Social na Educação, em Assistência Sociojurídica e Segurança Pública, e Serviço Social, pela Faculdade Dom Alberto. Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, serviço social, intervenção profissional, sociojurídico, direitos sociais, criança e adolescente, educação e questão social.

Gilson Batista Oliveira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Pós-doutorando em Planejamento e Governança Pública, linha de pesquisa em Governança Pública e Desenvolvimento, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2023 - 2024). Doutor em Desenvolvimento Econômico (UFPR, 2010). Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) e no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE). 

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Publicado

2024-05-21

Como Citar

Palazzo, S. R., & Oliveira, G. B. (2024). Educação como estratégia de desenvolvimento sustentável. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 26(1), 51–64. https://doi.org/10.33836/interacao.v26i1.830