EDUCAÇÃO MUSICAL
a música como instrumento de inclusão social
Palavras-chave:
Educação Musical, Educação Inclusiva, MúsicaResumo
O presente artigo é uma revisão bibliográfica sobre a educação musical, destacando o papel pedagógico do educador musical e da música como instrumento de inclusão social. Concluiu-se, com base na literatura consultada, que a educação musical não é só transmissão de conhecimentos teóricos de melodia, ritmo, textura, forma, dinâmica, entre outros aspectos, mas que a música contribui para a criança demonstrar seus sentimentos e emoções, sendo um meio de transformação social, possibilitando o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo de maneira completa. Com o avanço tecnológico, o educador musical deve estar ciente das novas perspectivas que se abrem tanto na educação musical quanto na composição e distribuição da música, sendo imprescindível a interdisciplinaridade da docência musical com outras áreas de conhecimento fora do campo artístico para o seu pleno desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Política de Acesso Livre / Open Access
A revista Interação segue a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pois parte-se do pressuposto de que disponibilizar gratuitamente a produção científica ao público contribui com a democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento / Archiving
Esta revista utiliza o sistema OJS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.