EDUCAÇÃO MUSICAL

a música como instrumento de inclusão social

Autores

  • Thereza Christina Lopes Coutinho

Palavras-chave:

Educação Musical, Educação Inclusiva, Música

Resumo

O presente artigo é uma revisão bibliográfica sobre a educação musical, destacando o papel pedagógico do educador musical e da música como instrumento de inclusão social. Concluiu-se, com base na literatura consultada, que a educação musical não é só transmissão de conhecimentos teóricos de melodia, ritmo, textura, forma, dinâmica, entre outros aspectos, mas que a música contribui para a criança demonstrar seus sentimentos e emoções, sendo um meio de transformação social, possibilitando o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo de maneira completa. Com o avanço tecnológico, o educador musical deve estar ciente das novas perspectivas que se abrem tanto na educação musical quanto na composição e distribuição da música, sendo imprescindível a interdisciplinaridade da docência musical com outras áreas de conhecimento fora do campo artístico para o seu pleno desenvolvimento.

Publicado

2019-08-22

Edição

Secção

Artigos