CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAIS
como as organizações podem avaliar a satisfação de seus colaboradores?
Palavras-chave:
Clima organizacional, Cultura organizacionalResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar conceitos, modelos e proposições acerca do clima organizacional, por meio de revisão da literatura sobre a temática. A escolha do tema foi feita por meio de observação da autora dos principais conflitos que vivenciou em ambiente de trabalho e de como o assunto é complexo e pouco trabalhado nas organizações. Vale ressaltar que, tanto gestores quanto os empregados, em todos os níveis, sofrem com aspectos que envolvem o clima organizacional. Este é um dos maiores problemas enfrentados e, portanto, a principal justificativa de sua abordagem. Desta forma, a pesquisa centrou nos fatores externos e internos à organização que interferem no clima e como enfrentar as dificuldades de sua mensuração. O problema-chave do trabalho é como aplicar os modelos para pesquisa de satisfação de clima no ambiente de trabalho das organizações. A pesquisa tem natureza qualitativa e foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica em documentos como livros e materiais de pesquisa online de cunho acadêmico-científico. Conclui-se que o clima organizacional é um fator importante na retenção de pessoas e de desligamento de funcionários que não se adaptam à cultura da organização. Os modelos apresentados colaboram para a elaboração e realização de pesquisas que visem mensurar o clima e contribuam para promover uma melhor qualidade de vida no trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Política de Acesso Livre / Open Access
A revista Interação segue a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pois parte-se do pressuposto de que disponibilizar gratuitamente a produção científica ao público contribui com a democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento / Archiving
Esta revista utiliza o sistema OJS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.