AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES E ESTUDANTES COM DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE SOBRE O ENSINAR E APRENDER: UMA ANÁLISE POR MEIO DO DESENHO
Palavras-chave:
Distorção idade-série, Representações Sociais, Ensino FundamentalResumo
A distorção idade-série é um fenômeno escolar presente no sistema educacional brasileiro. Este estudo investigou as representações sociais de professores e alunos sobre a distorção idade-série. O referencial teórico-metodológico dessa pesquisa fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais. A amostra é composta por 14 professores e 341 alunos de 14 escolas de Ensino Fundamental. Durante o estudo, realizamos a descrição e a análise das representações sociais dos professores e alunos sobre distorção idade-série por meio do registro iconográfico. Os dados obtidos por meio dos desenhos foram categorizados e analisados por temáticas. Os resultados obtidos indicaram que as representações sociais estão organizadas em torno da distorção idade-série como consequência de questões internas de responsabilidade do próprio estudante e de questões externas ligadas à família do estudante. Essas considerações apontam práticas ancoradas e objetivadas ao longo da trajetória escolar dos estudantes que acabam gerando a exclusão escolar.