AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES E ESTUDANTES COM DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE SOBRE O ENSINAR E APRENDER: UMA ANÁLISE POR MEIO DO DESENHO

Autores

  • Edna Chamon Universidade Estácio de Sá (UNESA) - Brasil
  • Suellen Patareli Miragaia Prefeitura Municipal de Taubaté - Brasil
  • Stéfano Barra Gazzola Grupo Educacional Unis - Brasil
  • Patrícia Ortiz Universidade Estácio de Sá (UNESA) - Brasil

Palavras-chave:

Distorção idade-série, Representações Sociais, Ensino Fundamental

Resumo

A distorção idade-série é um fenômeno escolar presente no sistema educacional brasileiro. Este estudo investigou as representações sociais de professores e alunos sobre a distorção idade-série. O referencial teórico-metodológico dessa pesquisa fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais. A amostra é composta por 14 professores e 341 alunos de 14 escolas de Ensino Fundamental. Durante o estudo, realizamos a descrição e a análise das representações sociais dos professores e alunos sobre distorção idade-série por meio do registro iconográfico. Os dados obtidos por meio dos desenhos foram categorizados e analisados por temáticas. Os resultados obtidos indicaram que as representações sociais estão organizadas em torno da distorção idade-série como consequência de questões internas de responsabilidade do próprio estudante e de questões externas ligadas à família do estudante. Essas considerações apontam práticas ancoradas e objetivadas ao longo da trajetória escolar dos estudantes que acabam gerando a exclusão escolar.

Biografias Autor

Edna Chamon, Universidade Estácio de Sá (UNESA) - Brasil

Doutora em Educação, ednachamon@gmail.com, Universidade Estácio de Sá

Suellen Patareli Miragaia, Prefeitura Municipal de Taubaté - Brasil

Doutora em Educação, patareli33@gmail.com, Prefeitura Municipal de Taubaté

Stéfano Barra Gazzola, Grupo Educacional Unis - Brasil

Doutor em Educação, Gazzola@unis.edu.br, Grupo Educacional Unis

Patrícia Ortiz, Universidade Estácio de Sá (UNESA) - Brasil

Doutora em Ciências Ambientais, patyortizmonteiro@terra.com.br, Universidade Estácio de Sá

Publicado

2025-01-30

Como Citar

Chamon, E., Patareli Miragaia, S., Barra Gazzola, S., & Ortiz, P. (2025). AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES E ESTUDANTES COM DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE SOBRE O ENSINAR E APRENDER: UMA ANÁLISE POR MEIO DO DESENHO. Acinnet - Journal, Academic Mobility and Innovation, 10(1), 1–15. Obtido de https://periodicos.unis.edu.br/acinnet/article/view/961