ACEITABILIDADE DO ALMOÇO SERVIDO NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEMEI) DE VARGINHA-MG

  • Bianka Pereira Martins
  • Marco Antônio Olavo Pereira
  • Daniele Caroline Faria Moreira
Palavras-chave: Alimentação Escolar, Programa Nacional de Alimentação, Escolar (PNAE), Aceitabilidade

Resumo

Testes de aceitabilidade são recomendados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) com o intuito de avaliar a qualidade e preferência da alimentação ofertada. Esta pesquisa teve por objetivo avaliar a aceitação do almoço oferecido nos Centros Municipais de Educação Infantil de Varginha, MG. Participaram do estudo 380 alunos de 3 a 5 anos do período matutino e vespertino que responderam teste de escala hedônica mista de 5 pontos, a fim de avaliar o grau de aceitação do almoço oferecido nas 12 unidades escolares existentes no município. No presente trabalho a soma dos alunos que avaliaram positivamente a alimentação escolar é de 76% sendo que o índice indicado pelo programa é superior a 85%. Conclui-se que a aceitação da alimentação de Varginha é alta, contudo não atende o índice de aceitabilidade proposto pelo PNAE. É necessário que sejam reavaliados os horários das refeições, além de investir trabalhos de educação nutricional contínuos para melhoria dos índices de aceitabilidade.

Publicado
2019-02-27
Como Citar
Martins, B. P., Pereira, M. A. O., & Moreira, D. C. F. (2019). ACEITABILIDADE DO ALMOÇO SERVIDO NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEMEI) DE VARGINHA-MG. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 18(3), 38 - 55. https://doi.org/10.33836/interacao.v18i3.101