A PESQUISA NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO

desafios éticos e científicos

  • Ana Lúcia Gomes da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá Universidade de Taubaté
  • Jacy Bandeira Almeida Nunes Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Palavras-chave: Pesquisa Aplicada, Dimensões Ética e Científica, Intervenções

Resumo

O texto faz uma reflexão sobre as perspectivas metodológicas da pesquisa educacional e os desafios das dimensões ética e científica inerentes à pesquisa aplicada, considerando as intervenções nas instituições da Educação Básica, conforme o princípio da aplicabilidade metodológico-epistêmica estabelecido nos Mestrados Profissionais em Educação. O percurso metodológico considerou a legislação, as produções sobre pesquisa em educação e as inferências construídas na docência universitária. Para triangular com essas inferências realizou-se pesquisa de opinião, através de formulário online. Os resultados indicam que o princípio da aplicabilidade é instituinte de novos pressupostos filosóficos e promotores de uma reconfiguração da práxis científica educacional contemporânea, pois, ao colocar a intervenção como centralidade do processo de construção de dados e a transformação do espaço escolar em função de suas demandas, acarretam tensões que se consubstanciam em desafios éticos e científicos.

Publicado
2019-03-11
Como Citar
da Silva, A. L. G., Sá, M. A. Ávila dos S., & Nunes, J. B. A. (2019). A PESQUISA NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 20(2), 143 - 161. https://doi.org/10.33836/interacao.v20i2.164