ESCRITOS E OLHARES PLURAIS, VALORES ÉTICOS, POLÍTICOS E ESTÉTICOS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA

  • Ivone Oliveira Tavernard UFSCar
  • Luzia Batista de Oliveira Silva USF
  • Junior Tavernard Unesp
Palavras-chave: Cecília Meireles, Poesia, Educação e Infância

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir acerca dos escritos jornalísticos, poéticos e educacionais de Cecília Meireles, particularmente, as Crônicas de Educação. A poeta educadora guiada por uma sensibilidade ímpar olhou para a infância, a criança, a família e a escola e teceu considerações e críticas sobre estas várias dimensões da vida, posicionou-se sobre o cenário da educação de maneira arrojada em prol de uma educação ético-política e estética, almejando sensibilizar os órgãos responsáveis pela educação brasileira, defendendo assim, uma educação para as classes populares como saída emancipatória e de transformação das condições sociais, econômicas e políticas do Brasil, na primeira metade do século XX. Investigou-se nesse artigo como as crônicas jornalísticas e os textos poéticos contribuíram para fomentar as relações da criança com a escola e os educadores; sendo a sensibilidade um elemento fundamental nas/das práticas educativas na infância e no processo de sensibilização do imaginário. Optou-se por uma abordagem crítico-educativa sobre a educação da criança e a infância nos textos da escritora Cecília Meireles.

Referências

REFERÊNCIAS
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia. 3. ed, revista e ampliada. São Paulo: Moderna 2006.

LAMEGO; Valéria, A farpa da lira: Cecília Meireles na Revolução de 30. Rio de Janeiro: Record, 1996.

LOBO, Yolanda. Memória e educação: O espírito vitorioso de Cecília Meireles. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, MEC/INEP, n. 187, p. 527, 1996. Coleção Educadores: Cecília Meireles. Fundação Joaquim Nabuco. Recife: Massangana, 2010. 158p.

MEIRELES, Cecília. Criança, meu amor (prosa poética, 1924). 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977.

MEIRELES, Cecília. Crônicas de Educação (1930-40, 5 vols.) Volume 1 – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
Publicado
2019-08-08
Como Citar
Tavernard, I. O., Silva, L. B. de O., & Tavernard, J. (2019). ESCRITOS E OLHARES PLURAIS, VALORES ÉTICOS, POLÍTICOS E ESTÉTICOS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 21(1), 20 - 29. https://doi.org/10.33836/interacao.v21i1.197