Análise dos impactos da concessão do setor ferroviário de cargas na década de 1990

Palavras-chave: Concessão, Investimentos, Transporte Ferroviário

Resumo

Se uma nação quer ser desenvolvida, com certeza deve ter uma matriz de transportes consolidada. Quando um país possui grandes extensões territoriais, o transporte ferroviário de cargas deve ter a maior participação na matriz de transportes, por ser um modal capaz de transportar grandes volumes de cargas em médias e longas distâncias. O processo de concessão das malhas ferroviárias foi uma forma de eliminar as dívidas do setor ferroviário brasileiro e fazer com que o modal ganhasse mais investimentos e tivesse maior participação na matriz de transportes. Dessa forma, este estudo objetiva realizar uma análise dos impactos que as concessões na década de 1990 trouxeram para o setor ferroviário. Para alcançar os resultados, foi realizada uma análise documental e bibliográfica. À vista disto, verificou-se um aumento de investimentos tanto do setor privado quanto do setor público, redução no número de acidentes, aumento de empregos diretos e indiretos e maior participação na produção de transporte de cargas. Também foi possível verificar que o minério de ferro é a carga que tem o maior volume de transporte pelo modal ferroviário, chegando a quase 80% de toda carga que foi transportada no ano de 2018. Destarte, a conclusão, a partir das pesquisas e análises, é que após a concessão houve mais impactos positivos do que negativos. Adicionalmente, sugere-se como tema para futuras pesquisas, os impactos que as concessões trouxeram para o transporte ferroviário de passageiros.

Biografia do Autor

Víctor Borges da Silva, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional na Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, SP, Brasil, victor_bs@yahoo.com.br

Edson Trajano Vieira, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Doutor em História Econômica, Professor do programa de pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, SP, Brasil, etrajanov@gmail.com

Marilsa de Sá Rodrigues, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Doutora em Administração de Empresas, Professora do programa de pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, SP, Brasil, marilsasarodrigues@hotmail.com

Edson Aparecida Araújo Querido Oliveira, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Professor do programa de pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, SP, Brasil, edsonaaqo@gmail.com

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Publicado
2020-10-28
Como Citar
Borges da Silva, V., Trajano Vieira, E., de Sá Rodrigues, M., & Aparecida Araújo Querido Oliveira, E. (2020). Análise dos impactos da concessão do setor ferroviário de cargas na década de 1990. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 22(2), 37 - 48. https://doi.org/10.33836/interacao.v22i2.368