ESTILOS DE LIDERANÇA APLICADOS AO SEGMENTO DO CAFÉ: UM EXEMPLO NO SUL DE MINAS/BRASIL

Palavras-chave: Liderança, Café, Boa Esperança, Sul de Minas, Fazenda

Resumo

Este trabalho analisa os estilos de liderança entre os produtores de café do Município de Boa Esperança – MG. Tal abordagem se justifica, visto que, esse produto tem uma grande representatividade em Minas Gerais, sendo o estado brasileiro com o maior número de lavouras de café (CONAB, 2019), em âmbito estadual, o sul do estado destaca-se por ter um grande volume de lavouras de café. O município de Boa Esperança foi escolhido, pois ocupa o terceiro lugar do estado no ranking de produção. O objetivo é identificar os estilos de liderança dos produtores de café, visto que a liderança se faz presente em todas as organizações nas quais o sujeito se insere. Este trabalho teve abordagem qualitativa e utilizou de entrevistas para a coleta de dados. O tratamento e análises dos dados foram realizados com o auxílio do software Iramuteq e o Excel para elaboração dos gráficos. O presente demonstrou que existe uma forte presença dos estilos de liderança transformacional e transacional entre os produtores entrevistados, cada hora um estilo se sobressaindo, dependendo do contexto em que o líder está inserido.

Biografia do Autor

Otavio Barbosa Baldoni, Centro Universitário do Sul de Minas / Mestrado em Gestão e Desenvolvimento REgional

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de São João del Rei (2016), cursou Inglês pela escola Vancouver International College no Canadá (2015). Durante a graduação foi Vice presidente da Dinâmica Consultoria Junior e monitor das disciplinas Contabilidade Geral I e Matemática Comercial e Financeira.Tem experiência na área de compras e gerenciamento de empresa varejista e pretende aprimorar conhecimentos na área de empreendedorismo, desenvolvimento regional e gestão empresarial e rural.

Alessandro Messias Moreira, Grupo Unis

Graduado em Psicologia pela Universidade de Alfenas - UNIFENAS (1996), Pedagogia pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS MG (2019), Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2012), Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2016). Professor de Graduação e de Pós-graduação no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional - GDR do UNIS MG, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e representante nato representando a CPA no Conselho Universitário do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS MG. Avaliador de Cursos pelo MEC/INEP. Como Professor atua principalmente com os seguintes temas: Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos e Negociação, Empreendedorismo, Comunicação Organizacional, Simulação Gerencial, Desenvolvimento Gerencial, Didática e Metodologia no Ensino, Pensamento Científico e Metologia da Pesquisa, Psicologia do Comportamento Organizacional e Psicologia da Educação.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon , Universidade Estácio de Sá - UNESA-RJ, Universidade de Taubaté - UNITAU, Colaboradora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional - UNIS-MG

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

Referências

AVOLIO, B. J.; BASS, B. M. Multifactor leadership questionnaire (TM). Menlo Park: Mind Garden, Inc, 2004.

AVOLIO, B. J.; WALUMBWA, F. O.; WEBER, T. J. Leadership: current theories, research, and future directions. Annual Review of Psychology, v. 60, n. 1, p. 421-449, 2009.

BASS, B. M.; AVOLIO, B. J. Transformational Leadership and Organizational Culture. Public Administration Quarterly, v. 17, n.1, p. 112-121, 1993.

BASS, B. M. Two decades of research and development in transformational leadership. European Journal of Work and Organizational Psychology, v.8, n.1, p.9-32, 1999.

BASS, B. M. The Bass handbook of leadership: theory, research, and managerial applications. 4. ed. New York: Free Press, 2008.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

BERGAMINI, C. W. Liderança: administração do sentido. São Paulo: Atlas, 1994.

BRASIL. Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Diário Oficial da União, Brasília, 25 jul. 2006.

CALAÇA, P. A; VIZEU, F. Revisitando a perspectiva de James MacGregor Burns: qual é a ideia por trás do conceito de liderança transformacional? Cadernos EBAPE.BR, v.13, n.1, p. 121-135, 2015.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, dez. 2013.

Disponível em < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2013 000200016&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 de maio de 2020.

CHEMERS, M. M. Leadership research and theory: a functional integration. Group Dynamics. Theory, Research, and Practice, v.4, n.1, p.27-43, 2000.

CONAB. COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Acompanhamento da Safra Brasileira. 2020. Disponível em: <https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/café>. Acesso em: 25 de outubro de 2020.

DOWNTON, J. V. Rebel leadership: Commitment and charisma in a revolutionary process. New York: Free Press, 1973.

DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 139-154, 2002.

EMATER. EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Projeto Observatório da Agricultura de Minas Gerais, 2019. Disponível em: <http://portaldocafedeminas.emater.mg.gov.br/>. Acesso em 09 de maio de 2019.

FILETTO, F.; ALENCAR, E. Introdução e expansão do café na região do Sul de Minas Gerais. Organizações Rurais e Agroindustriais, v.3, n.1, p. 1-13, 2001.

FURTADO, C. A economia colonial no Brasil nos séculos XVI e XVII. São Paulo: Hucitec/ ABPHE, 2000.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GONÇALVES, M. N. C. Um estudo de Auto-Percepção de Enfermeiros Gestores. 2008. (Mestrado em Ciências Empresariais) – Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2008.

GREMAUD, A. P.; SAES, F. A. M.; JÚNIOR, R. T. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

HATER, J. J.; BASS, B. M. Superiors’ evaluations and subordinates’ perceptions of transformational and transactional leadership. Journal of Applied Psychology, v. 6, n. 5, p. 695–702, 1988.

HOCHMAN, B.; NAHAS, F. X.; OLIVEIRA FILHO, R. S. D.; FERREIRA, L. M. Desenhos de pesquisa. Acta Cirúrgica Brasileira, v.20, p.2-9, 2005.

HU, J; WANG, Z; LIDEN, R. C; SUN, J. The influence of leader core self-evaluation on follower reports of transformational leadership. The Leadership Quarterly, v.23, n.5, p.860-868, 2012.

ISIDRO-FILHO, A; GUIMARÃES, T. A. Estilos de liderança e mecanismos de aprendizagem em organizações: análise de suas relações em uma organização financeira. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 6, n. 3, p. 361-378, 2008.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

NASCIMENTO, A. R. A.; MENANDRO, P. R. M. Análise lexical e análise de conteúdo: uma proposta de utilização conjugada. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v.6, n.2, p.72-88, 2006.

NISSEN, M.; KAMEL, M.; SENGUPTA, K. Integrated analysis and design of knowledge systems and processes. Information Resources Management Journal, v. 13, n. 1, p. 24-43, Jan./Mar. 2000.

Northouse, P. G. (2010) Leadership: Theory and Practice (5a ed.). California, EUA: SAGE Publications, Inc.

OLIVEIRA, M. A. de; POSSAMAI, O.; VALENTINA, L. V. O. D. Perfil e tendências da liderança em uma empresa brasileira líder mundial de mercado. Production, v. 25, n. 2, p. 379-390, 2015.

SINGER, P. Desenvolvimento econômico e evolução urbana. São Paulo: Nacional, 1977.

SOUZA, M. A. R. D.; WALL, M. L.; THULER, A. C. D. M. C.; LOWEN, I. M. V.; PERES, A. M. O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v.52, 2018.

STOGDILL, R. M. Personal Factors Associated with Leadership, A Survey of the Literature. Journal of Psychology, v. 25, n.1, p. 35-71, 1948.

TURANO. L. M.; CAVAZOTTE. F. Conhecimento científico sobre liderança: Uma análise bibliométrica do acervo do The Leadership Quarterly. Revista de Administração Contemporânea, v. 20, p. 434-457, 2016.

VALVERDE, O. A fazenda de café escravocrata no Brasil. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v.29, n.1, p.1-58, jan./mar. 1967.

Publicado
2021-12-28
Como Citar
Barbosa Baldoni, O., Messias Moreira, A., & Maria Querido de Oliveira Chamon , E. (2021). ESTILOS DE LIDERANÇA APLICADOS AO SEGMENTO DO CAFÉ: UM EXEMPLO NO SUL DE MINAS/BRASIL . Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 23(2), 81 - 99. https://doi.org/10.33836/interacao.v23i2.598