ESTILOS DE LIDERANÇA APLICADOS AO SEGMENTO DO CAFÉ: UM EXEMPLO NO SUL DE MINAS/BRASIL

Abstract

This work analyzes leadership styles among coffee producers in the Municipality of Boa Esperança - MG. This approach is justified, since this product is highly representative in Minas Gerais, being the Brazilian state with the largest number of coffee plantations (CONAB, 2019), at the state level, the south of the state stands out for having a large volume of coffee plantations. The municipality of Boa Esperança was chosen because it ranks third in the state in terms of production. The objective is to identify the leadership styles of coffee producers, since leadership is present in all associations in which the subject belongs. This work was a qualitative study and used location for data collection. The treatment and analysis of the data were carried out with the help of the Iramuteq software and Excel for the elaboration of the graphics. The present study ??leadership and continuous that there is a strong presence of transformational and transactional leadership styles among the interviewed producers, each time a style standing out, depending on the context in which the leader is inserted.

Author Biographies

Otavio Barbosa Baldoni, Centro Universitário do Sul de Minas / Mestrado em Gestão e Desenvolvimento REgional

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de São João del Rei (2016), cursou Inglês pela escola Vancouver International College no Canadá (2015). Durante a graduação foi Vice presidente da Dinâmica Consultoria Junior e monitor das disciplinas Contabilidade Geral I e Matemática Comercial e Financeira.Tem experiência na área de compras e gerenciamento de empresa varejista e pretende aprimorar conhecimentos na área de empreendedorismo, desenvolvimento regional e gestão empresarial e rural.

Alessandro Messias Moreira, Grupo Unis

Graduado em Psicologia pela Universidade de Alfenas - UNIFENAS (1996), Pedagogia pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS MG (2019), Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2012), Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2016). Professor de Graduação e de Pós-graduação no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional - GDR do UNIS MG, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e representante nato representando a CPA no Conselho Universitário do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS MG. Avaliador de Cursos pelo MEC/INEP. Como Professor atua principalmente com os seguintes temas: Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos e Negociação, Empreendedorismo, Comunicação Organizacional, Simulação Gerencial, Desenvolvimento Gerencial, Didática e Metodologia no Ensino, Pensamento Científico e Metologia da Pesquisa, Psicologia do Comportamento Organizacional e Psicologia da Educação.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon , Universidade Estácio de Sá - UNESA-RJ, Universidade de Taubaté - UNITAU, Colaboradora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional - UNIS-MG

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

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Published
2021-12-28
How to Cite
Barbosa Baldoni, O., Messias Moreira, A., & Maria Querido de Oliveira Chamon , E. (2021). ESTILOS DE LIDERANÇA APLICADOS AO SEGMENTO DO CAFÉ: UM EXEMPLO NO SUL DE MINAS/BRASIL . Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 23(2), 81 - 99. https://doi.org/10.33836/interacao.v23i2.598