REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UPCYCLING NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM MODA

Palavras-chave: Representações Sociais, Upcycling, Moda, Sustetabilidade

Resumo

A presente pesquisa objetivou investigar as representações sociais de upcycling por professores e alunos do curso de formação técnica em moda da FAETEC-RJ. Fundamentada na Teoria das Representações Sociais (TRS) e nos estudos sobre upcycling e sustentabilidade na moda, a pesquisa realizou entrevistas semiestruturadas contendo uma indução de metáfora. Os resultados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Seguindo a abordagem sociogenética da TRS, buscou-se investigar os processos formadores da representação: O núcleo figurativo, presente no processo de objetivação, e sua possível ancoragem. Os resultados revelaram representações diferentes para alunos e professores, corroborando um importante ponto da Teoria das Representações Sociais: grupos diferentes podem formar diferentes representações sobre o mesmo objeto. Consideramos importante investigar como professores e alunos de uma escola de formação técnica em moda representam o objeto upcycling para que temas relacionados à sustentabilidade possam ser devidamente trabalhados nas matrizes curriculares. Acreditamos que investigando as representações sociais de upcycling para estudantes e docentes, contribuímos para uma reflexão crítica acerca das relações que se estabelecem na dinâmica de um curso de formação em Moda. Dessa forma, buscamos refletir sobre o tema, visando aprimorar e aprofundar no ensino de moda o tema upcycling e suas implicações no tripé viabilidade econômica, preservação ambiental e justiça social no qual se ampara a sustentabilidade.

Biografia do Autor

Rafaela Salgueiro, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá-RJ, Professora do Curso de Moda da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá-RJ, Linha de Pesquisa Representações Sociais e Práticas Educativas.

Rita de Cássia Pereira Lima, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Ciências da Educação pela Université René Descartes/Paris V. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá-RJ, Linha de Pesquisa Representações Sociais e Práticas Educativas.

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Publicado
2022-12-26
Como Citar
Salgueiro, R., & Lima, R. de C. P. (2022). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UPCYCLING NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM MODA. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 24(3), 135 - 149. https://doi.org/10.33836/interacao.v24i3.715