POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

Análise de pesquisas correlatas

Palavras-chave: Educação Inclusiva, Educação Especial, Ensino Fundamental, Classe comum, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente artigo aborda a interface entre as políticas públicas e as práticas pedagógicas na perspectiva da inclusão na sala de aula por meio da construção de um levantamento de pesquisas correlatas. O escopo deste estudo foi investigar as práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula regular do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica pautou-se nos autores expoentes da área: Mantoan e Prieto (2006), Mantoan (2003, 2013), Prieto (2007), Glat et al. (2006), Tardif (2007). A investigação adotou a abordagem qualitativa com objetivo descritivo a partir do procedimento da análise das pesquisas correlatas com consulta nas bases de dados: PePSIC, IBICT, Periódicos CAPES e SciELO. Os resultados apontam para a necessidade de uma formação que concilie teoria e prática e um redesenhar da prática pedagógica, destaca, ainda, o distanciamento existente entre o ensino comum e a Sala de Recursos Multifuncionais, além da melhoria da qualidade do processo de inclusão dos alunos com DI (Deficiência Intelectual) e ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos dos professores acerca da educação inclusiva. Pôde-se concluir, diante das pesquisas correlatas analisadas, que um repensar na prática pedagógica e uma superação de preconceitos com relação aos alunos com deficiência em sala de aula regular são essenciais em prol de um efetivo processo educativo inclusivo.

Biografia do Autor

Claudia Nakanichi, UNITAU

Mestranda no Programa Mestrado Profissional em Educação pela Universidade de Taubaté (Unitau), Taubaté, SP, Taubaté, SP, Brasil

Michael Santos Silva, UNITAU

Arte Educador, Artista Visual e Mestrando no Programa Mestrado Profissional em Educação pela Universidade de Taubaté (Unitau), Taubaté, SP, Taubaté, SP

Débora Inácia Ribeiro , UNITAU

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Docente do Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté (Unitau), Taubaté, SP

Juliana Marcondes Bussolotti, UNITAU

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Rio Claro) e Pós-doutorado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Professora coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (Unitau), Taubaté, SP, Brasil

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Publicado
2021-02-19
Como Citar
Nakanichi, C., Silva, M. S., Ribeiro , D. I., & Bussolotti, J. M. (2021). POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 23(1), 1 - 11. https://doi.org/10.33836/interacao.v23i1.342