EXPORT CHALLENGES

Estudo de caso em empresas cafeeiras do Sul de Minas Gerais

Keywords: Export. Development. Challenges, Export, Development, Challenges

Abstract

This study describes the challenges that companies face when exporting, even with all the benefits that this operation brings to a company, they face difficulties in starting this scenario. It is notorious by the government that this is beneficial to the country, cities and regions, so there are tax incentives for this. Such an approach is because companies from various segments have difficulties in the operation. The purpose of this study is to demonstrate that challenges exist and that companies recognize this but seek resources to enter the globalized world. This purpose was obtained through a literature review, research, and a case study with three companies in the coffee sector in southern Minas Gerais that wish to export directly. The exportation of coffee in the studied region is a constant movement, but in an indirect way, where coffee growers use the knowledge of cooperatives to export. Turning coffee growers into direct exporters brings several benefits to the region. The paper aims to demonstrate the challenges faced in exporting.

Author Biographies

Rodrigo Braga Faria, Centro Universitário do Sul de MInas - UNIS-MG

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Graduado em Administração de Empresas com linha de formação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Possui Pós-Graduação em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais e Gestão de Pessoas com ênfase em estratégias, ambas pela mesma instituição de ensino. Coordenador administrativo no Grupo UNIS-MG coordenando o projeto PEIEX de 2020 a 2022. É professor titular nos cursos de Administração, Comércio Exterior e Logística no Grupo UNIS-MG. Tem experiência na área de Comércio Exterior (Importação e Exportação), atuando na área de 2011 a 2018.

Nilton dos Santos Portugal

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Cenecista de Varginha, Especialista em Gerência de Empresas, MBA em Finanças, Mestre em Administração e Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Atualmente é professor titular nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu (Mestrado em Desenvolvimento Regional) do Centro Universitário do Sul de Minas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, finanças e desenvolvimento sustentável.

Luiz Carlos Vieira Guedes, Grupo Unis

Doutorado em Educação pela UNIMEP(2016). Mestrado em Biotecnologia pela Universidade do Vale do Rio Verde (2006). Pos graduação em Gestão Empresarial, em Docência em Ensino Superior a Distância, em Química, Metodologias Ativas. Graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1992) e Pedagogia (2019) e Processos Gerenciais (2021) no Centro Universitário do Sul de Minas. Atualmente está como vice reitor do Centro Universitário do Sul de Minas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Orgânicos. Professor nos cursos de Engenharia e Mestrado do Grupo Unis.

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Published
2022-05-23
How to Cite
Faria, R. B., Portugal, N. dos S., & Guedes, L. C. V. (2022). EXPORT CHALLENGES. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 24(1), 47 - 58. https://doi.org/10.33836/interacao.v24i1.665