EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Uma reflexão na perspectiva dos estudantes

Palavras-chave: Educação a Distância, Formação, Transformação

Resumo

Este artigo busca compreender a percepção de estudantes matriculados em polos de Educação a Distância de um Centro Universitário quanto às contribuições desta modalidade de ensino para com sua realização e formação pessoal e profissional. De natureza qualitativa, esta pesquisa tem como participantes 70 alunos de polos em 16 cidades pertencentes à Região do Sul de Minas Gerais. Tem-se como instrumentos de coleta de dados um questionário online, elaborado na plataforma Google Forms, que foi enviado para os alunos de forma online, por meio do e-mail institucional e cujos resultados foram analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram a importância do polo na realização do curso EAD, na formação profissional e com relação ao trabalho e emprego. Muitos respondentes citam a existência do polo em sua cidade como um fator facilitador e de praticidade para a realização do curso. Uma maioria relevante considera importante a modalidade EAD em relação a formação e ainda a citam como fator de transformação e gerador de conhecimento.

Biografia do Autor

Gustavo Andrade Abreu, Centro Universitário do Sul de Minas

Graduado em Administração, Pós-Graduado em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing pela Fundação Dom Cabral. Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Atuou como Coordenador de Mercado EaD do Grupo UNIS, responsável pela expansão dos Polos de Educação a Distância da instituição e como Diretor de Novos Negócios da instituição, setor responsável pela Educação Corporativa unidade voltada para atendimento à órgãos públicos e privados. Atualmente Diretor de Marketing e Mercado, também na mesma instituição. Professor no Centro Universitário do Sul de Minas - Grupo UNIS. 

Nilton dos Santos Portugal, Centro Universitário do Sul de Minas

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Cenecista de Varginha, Especialista em Gerência de Empresas, MBA em Finanças, Mestre em Administração e Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Atualmente é pró-reitor da Educação a Distância do Grupo Educacional Unis e professor titular nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu (Mestrado em Desenvolvimento Regional) do Centro Universitário do Sul de Minas. 

Mariana Aranha de Souza, Centro Universitário do Sul de Minas e Universidade de Taubaté

Doutora em Educação: Currículo (2011) e Mestre em Educação: Currículo (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Atualmente é Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté e Professora Permanente do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas -UNIS-MG. É pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) da PUC/SP, do Grupo de Pesquisa Educação: desenvolvimento profissional, diversidades e metodologias da Universidade de Taubaté e do Grupo de Estudos e Pesquisas de Ensino de Ciências e Engenharia - GEPECE, da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - USP. 

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Publicado
2022-08-16
Como Citar
Abreu, G. A., Portugal, N. dos S., & de Souza, M. A. (2022). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 24(2), 1 - 15. https://doi.org/10.33836/interacao.v24i2.700