O WHAT DO TEACHER EDUCATORS REPRESENT BY PEDAGOGICAL INNOVATION?

Keywords: Teachers of Pedagogy, Teaching work, Pedagogical innovation

Abstract

This research aimed to investigate the social representations that undergraduate Pedagogy professors build on pedagogical innovation. For that, a qualitative research was carried out, aligned with the Theory of Social Representations (MOSCOVICI, 2012), which had the participation of 23 professors of Pedagogy. For data collection, semi-structured interviews were conducted, which were analyzed according to Content Analysis (BARDIN, 2011). The results indicate that the representations are objectified in "technologies", "active methodologies" and "pedagogical improvement" and are anchored in the historical framework of Brazilian Education

Author Biographies

Silvio Duarte Domingos, Universidade Estácio de Sá (UNESA) / Fundação Getúlio Vargas (FGV) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pós-doutorado em andamento em Políticas Públicas em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Doutorado e Mestrado em Educação, com ênfase na Teoria das Representações Sociais, pela UNESA. Especialização em Design de Moda pelo Centro da Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, graduação em Design Moda e graduação em Letras- Língua Portuguesa e Literatura, pela UNESA. É pesquisador e professor titular 3 na UNESA. É professor na Fundação Getúlio Vargas - FGV. É bolsista do Programa Pesquisa Produtividade na UNESA. Atua nas Áreas das Licenciaturas, Economia Criativa e Engenharias. Tem interesse nos temas: Inovação, Teoria das Representações Sociais e Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo, inscrito como pesquisador do GPTEC no CNPQ.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá (UNESA) / Unicersidade de Taubaté (UNITAU)

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

References

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Published
2023-12-27
How to Cite
Domingos, S. D., & Chamon, E. M. Q. de O. (2023). O WHAT DO TEACHER EDUCATORS REPRESENT BY PEDAGOGICAL INNOVATION?. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 25(2), 31 - 37. https://doi.org/10.33836/interacao.v25i2.817